Yoga e a Ciência do Bem-Estar
Uma trilha para a boa saúde. São inúmeros os benefícios que a prática do Yoga traz para a saúde. E nada melhor que falar com conhecimento de causa. Há sete meses me rendi à curiosidade de conhecer esta sabedoria para viver melhor. E por acreditar que nenhum conhecimento pode florescer sem que seja compartilhado, hoje, 21 de junho, dia elencado pela ONU para celebrar a importância desta prática mundialmente, eu decidi expor o que esse exercício me proporciona. Vai que eu te inspiro? Saúdo o yoga e toda a percepção preciosa que ele me promoveu, elevando a minha saúde em todas as direções: emocional, física e mental. Este sim é um hábito de poder. Esta também foi uma forma de expandir minha consciência em saúde.
A ONU reconhece a técnica como promoção de um estilo de vida mais saudável, com foco no resultado de uma boa saúde a longo prazo.
A prática proporciona a exploração do autoconhecimento, trabalhando a centralização do ser. Não se trata de uma religião, mas sim de uma filosofia de vida, que engloba exercícios de alongamento, respiração, postura, relaxamento, equilíbrio e meditação. É uma terapia de junção entre corpo, mente e espírito. É o estado da arte, da vida em equilíbrio. É uma técnica para silenciar a mente e elevar a própria energia.
A habilidade de vivenciar o momento presente com o devido valor, posicionou minha vida num novo patamar. Transformou simplicidade em abundância, trazendo mais luz a cada detalhe, diariamente. Posso claramente perceber como as horas dedicadas aos exercícios, estimulam minha percepção e lucidez sobre tudo. Como determinadas escolhas me elevam ou me envenenam.
A prática pode construir seres humanos mais pacíficos, mais centrados e mais conscientes de si e do mundo. É um exercício mental de fortalecimento, que reduz a ansiedade e o estresse. Com o tempo, o yoga reforça o entendimento que nenhum desafio é maior que a capacidade de transformação, mesmo que haja tensões na rotina. A prática impulsiona a leveza - como fazem as crianças - ainda não contaminadas pelas percepções do ego social. Eu tive duas, posso garantir que na infância, é natural se alegrar na simplicidades, habilidade que jamais deveríamos perder.
Você aprende a viver numa atmosfera de leveza, ainda que exista barulho ou conflito cerceando o ser. Yoga é uma busca contínua pela paz. Viver torna-se uma habilidade natural mais isenta de sombras ou expectativas. Praticar é capacitar-se para lidar de maneira inteligente com as próprias emoções. Este hábito facilita a conservação da saúde. Caso tenha algum prejulgamento, permita-se e experimente os frutos dessa experiência, elevando o nível da sua qualidade no viver.