Voluntariado = Reciprocidade
Quem verdadeiramente ganha? Uma pesquisa promovida pelo Órgão Educa Brasil no início deste ano, apontou que atualmente 57 milhões de brasileiros estão filiados a alguma causa social, número crescente, principalmente a partir da pandemia. Cada vez mais pessoas buscam se aliar a causas comunitárias. Cada vez mais pessoas se engajam, e compreendem que o nosso caminho de transformação, reside no ato de compartilhar - não somente monetario, mas do tempo, das experiências, e do amor. No artigo de hoje, dia nacional do voluntariado, conto como essa decisão conectou a minha vida à outras, e como fortaleceu o sentido da jornada. Uma simples ação é capaz de um grande impacto. Basta acreditar. É sempre por amor. #voluntariado #saude #sociedade
O voluntariado conecta.
Uma pesquisa promovida pelo Órgão Educa Brasil no início deste ano, apontou que atualmente 57 milhões de brasileiros estão filiados a alguma causa social, número crescente, principalmente a partir da pandemia. Cada vez mais pessoas buscam se aliar a causas comunitárias. Cada vez mais pessoas entendem que por fim, a causa do outro, não é só do outro, mas de todos também.
Causa, sentido, PROPÓSITO. Temas bem badalados no ambiente que envolve a carreira, principalmente.
Apesar de satisfeita com o meu desenvolvimento profissional, eu sentia que ainda faltava algo. O tal do sentido, no seu verdadeiro cerne. Até eu receber um convite oficial para voluntariar. Foi quando finalmente iniciei a jornada que eu tanto buscava. Ali estava o meu propósito. Senti uma sensação integral de preenchimento. Desde que mergulhei nessa experiência, posso afirmar que foi a descoberta mais preciosa que pude acessar nos últimos dois anos.
Voluntariado é um trabalho. Um compromisso, ainda que não remunerado.
A responsabilidade é a mesma do seu trabalho oficial. E nesse ambiente de doação, evoluímos. Muito. É um espaço onde ações, que parecem a princípio simples, se expandem e transformam outras vidas. Quando doamos parte do nosso tempo, para aliviar os desafios de outras pessoas, crescemos. Dispor da nossa individualidade em favor de um compromisso maior é muito transformador. Para todos os envolvidos.
Até a chegada da pandemia, eu corria para algum lugar. Aceleradamente.
Desejava escrever uma história de mais acesso e conforto para os meus filhos. Uma vida menos desafiadora, para que ambos pudessem trilhar suas vidas com mais oportunidades. Por quantos anos virei noites em favor de solidificar uma estrutura básica: boas escolas, moradia, alimentação, recursos essenciais. Isso me preencheu muito, por muitos anos, porque eu via o resultado dos meus esforços. Até o momento em que nos deparamos com a pandemia. Perdi meu pai, e outras estruturas ruíram. Despedidas e encerramentos inevitáveis.
Tantas mudanças aliadas ao isolamento, me fizeram questionar toda a correria que impus como ritmo de vida nos últimos anos. Quando iniciei meu processo de autoconhecimento, muitas fichas caíram. E uma dessas fichas, reencontradas. A ficha do voluntariado. Era a ficha do maior investimento que eu faria por mim, e também pelos meus filhos. Era a ficha que eu investiria em muitas outras pessoas.
Pela filantropia, me reencontrei comigo mesma, me senti viva. Dedicar parte do meu tempo e aprendizado às causas que fazem conexão com a minha história, me fizeram renascer.
Nao abdiquei de nenhuma atribuição anterior. Continuo estudando, sendo mãe de dois, executiva e chefe da família. Mas organizar minha rotina para me doar às causas sociais da África e do combate ao Alzheimer, fazem parte de quem sou hoje. Isso também me incentivou a produzir conteúdos de forma independente pela educação em saúde, compromisso desenvolvido religiosamente, também há dois anos.
O voluntariado é um servir com sentido e amor. Voluntariado é sempre uma troca. Saímos de um lugar exclusivamente produtivo, para o lugar donativo, onde todos podem evoluir.
Essa é a parte da minha vida onde mais transbordo. É um sentimento tão maravilhoso que nenhum dinheiro seria capaz de retribuir. Eu sou muito mais feliz. Desejo que minha experiência incentive você.
Só comece. Você vai me entender. É por amor. Por você. Pelo todo.
www.saudenofluxo.com.br