Trabalho e Vida

01/05/2024


Pelo trabalho, estabelecemos vínculos sociais. Nutrimos o senso de utilidade e pertencimento. A expressão que afirma: o trabalho, dignifica - é autêntica. Seja como for, quando essa atribuição está organizada em nosso dia a dia, constrói pilares, pontes e possibilidades. Nossos proventos, sustento, sonhos. O maior desafio é estabelecer harmonia entre compromisso tão essencial, com as outras cenas da nossa vida, correspondentes às dinâmicas familiares, ao descanso e manutenção da nossa saúde, e tantos outros compromissos pessoais e sociais que elegemos. Como é a sua relação com o trabalho? Você conhece a origem do feriado do trabalhador? No artigo de hoje, vamos refletir sobre a história, e esta habilidade de estabelecer harmonia entre o trabalho e a vida.

Nosso feriado, comemorado em muitas partes do mundo, é marco de memórias e reivindicações por melhores condições de trabalho. Há um século, operários protestavam contra condições desumanas. Além de baixos salários, jornadas diárias que alcançavam 16 horas. Um período hostil, manifestações, batalhas políticas e confrontos sociais. E da luta daqueles trabalhadores que buscavam equilíbrio entre a execução do trabalho e a própria vida, conquistou-se o dia do trabalhador, como também os ajustes das condições, conhecidas por nós hoje.

Agora, já falamos de experimentos de jornadas de 4 dias. Uma iniciativa implementada em algumas empresas como teste piloto, ainda em andamento no Brasil. Esse estudo indica a ampliação de produtividade, criatividade, e bem-estar, a partir do melhor aproveitamento do descanso e do tempo para gestão de assuntos pessoais. Essa é uma pesquisa promovida pela "4 Day Week Brazil" com apoio da FGV, envolve 21 empresas e tem previsão de conclusão em junho deste ano.

Resultados positivos, podem corroborar com uma nova atualização e a melhoria da qualidade de vida. Isso implica na descompressão do estresse e ansiedade das pessoas, incentivando que políticas trabalhistas sejam mais flexíveis e que outras empresas avaliem a adoção de novos formatos. Avanços.

Mas, ainda assim, precisamos considerar outras questões urgentes e essenciais. As mulheres continuam em posições depreciativas no que se refere a cargos, salários, maternidade e oportunidades na gestão. Pessoas a partir de 40+ tem perspectiva restrita quanto a oportunidades de recolocação. Os preconceitos de etarismo, raciais e de gênero ainda são evidentes apesar de espaços de fala se abrirem e campanhas corporativas manifestarem compromisso.

A equidade precisa invadir todos os ambientes, definitivamente. Corações e mentes com mais equilíbrio e empatia, menos sofrimento e desigualdade. Mais elos menos ódio. Não é preciso sacrificarmos nossas vidas para estabelecermos bons negócios. Cooperação é a palavra de ordem. Nosso planeta está enfermo, do clima ao solo, dos pés às consciências.

Clamamos todos por um ritmo novo de existência. Nessa era digital, nos isolamos, construímos mais casulos e recolhimento (para trabalhar e viver). Mas a IA, esse terceiro personagem, também representa a oportunidade para que uma nova maneira se realize. Ainda que assuma algumas de nossas funções.

Assim sendo, que enquanto isso, possamos reinventar para continuar e crescer. Mais tempo para agregar, e trabalhar "como gente", ampliando a liberdade para vivermos nossa humanidade, debruçando nas questões nobres. É de mãos dadas e olhos nos olhos, que nos fortalecemos e banimos impasses morais, ganância e crenças obsoletas.

Estamos cada vez mais longevos, e o que mais queremos é que o trabalho continue integrando nossos dias, permitindo a manutenção da vida. Com felicidade, sociabilização, dignidade e saúde.

Que esta data seja o nosso novo marco de transformação, para encontrarmos essa harmonia completa, onde a vida, o trabalho e as pessoas se reúnam sem muros na mesma direção. Essa é uma decisão tanto individual como coletiva.

Ambientes seguros, respeito, direitos e expansão de oportunidades, entre empresas e pessoas, entre lideranças e equipes, entre todos os seres.

Conheça o G100, Organização Internacional sem fins lucrativos, que reúne lideranças mundiais femininas para convocar a sociedade civil, órgãos públicos e privados a esta reflexão.

www.saudenofluxo.com.br