Tom de Voz e de Saúde
A saúde tem tom e tem voz. É através da fala que exprimimos nosso estado de espirito. A voz traduz tanto nosso estado emocional como físico. Ela transmite comandos cerebrais e se interliga à nossa função respiratória. É o recurso predominante de nossa comunicação. O som da voz representa parte de nossa identidade e quando ocorrem oscilações em sua característica original, pode representar sinais de alerta à saúde. No fechamento desta semana - dia 16 - comemora-se mundialmente a saúde da voz. E por aqui antecipamos o timbre desse alerta de prevenção.
A saúde vocal também carece de iniciativas preventivas. Situações comuns que correspondem a fatores de atenção, como fadiga e rouquidão por uso excessivo da voz, devem ser cuidados. Voz revela vida. E conhecer alguns hábitos prejudiciais que abalam a qualidade da voz, são essenciais para ajustar iniciativas que garantam nossa principal forma de expressão.
A ingestão de frutas e legumes, evitar alimentos extremamente temperados e beber água regularmente, são recomendações comuns de fonoaudiogistas para preservação da voz. E além dos cuidados básicos, evitar o consumo prolongado e excessivo de bebidas alcoólicas e fumo, podem reduzir a incidência do câncer de laringe. A evolução desta doença traz prejuízos à fala, à passagem do ar e à deglutição, além de risco de morte. Rouquidão, dor de garganta persistentes e ínguas na região da garganta podem indicar necessidade de investigação. A recomendação é sempre buscar um especialista, para sondagem dos indícios. Somente o profissional médico é capaz de orientar o tratamento mais adequado.
É comum em quadros gripais, onde há acometimento da garganta, em que a voz também sofra alterações momentâneas por conta de estágios inflamatórios.
O Ministério da Saúde também ressalta que o abuso da voz, como gritos frequentes, falar ou cantar por longos períodos, tosses ou pigarros forçados, podem irritar a região muscular da laringe e a longo prazo, causar prejuízos na saúde vocal. Além da preferência pela alimentação saudável, o MS ressalta que a ingestão de leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate não estão na lista dos melhores amigos da voz. Descanso vocal também é recomendação aplicada principalmente aos que necessitam utilizar a fala como principal instrumento de trabalho.
Anualmente, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, promove uma campanha dedicada à prevenção, no dia 16 de abril - Dia Mundial da voz. Segundo dados do INCA, o câncer de laringe ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área do corpo e 2% de todas as doenças malignas. Tratamentos combinados podem ser aplicados. O estágio da doença e localização do tumor definirão a necessidade de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia.
O importante é dar voz aos sinais do corpo, priorizando o bem-estar integral. Cada cantinho do nosso ser precisa experimentar o melhor tom: o da boa saúde. Cuida da voz e da vida.]