Silenciar renova a Saúde
O silêncio te incomoda? Você sabia que o silêncio é uma necessidade intrínseca da nossa qualidade de vida? Essa prática é inclusive citada como um dos pilares da saúde, na medicina milenar do Ayurveda.Estamos em permanente conexão com barulhos, com sons urbanos, de gente e de coisas. E para algumas pessoas, o alvoroço do cotidiano se torna um costume. E ainda que a rotina traga uma sensação de caos, o fato de sentir-se ambientado à ela, pode induzir à um estado de desconforto, quando o silêncio surge e não é ocupado.Na realidade, essa reação, é um indício de que estamos desviando do nosso estado de presença. Por vezes, consumimos sem filtro, toda desordem externa, mesmo que seja dissonante de quem somos. Porque o barulho é habitual, e parece por isso, ser mais "confortavel". Se permitir ao silêncio, é uma prática preventiva. Convido você à leitura do artigo de hoje, para conhecer os benefícios promovidos dessa iniciativa gentil, de dar voz à nossa quietude. Silêncio consciente coloca a @saudenofluxo
O silêncio nos retira de um ambiente automático.
Nosso caos, de todo-dia, involuntariamente, faz com que um padrão (seja ele qual for) pareça o mais adequado para a nossa vida. Mas na realidade, o barulho turva: o ouvido, a mente, e a consciência. E a gente só repete, e só acompanha.
O barulho nos conecta no que é externo e coletivo, e nos desliga do nosso próprio eu. Ele interfere em nossa percepção, na nossa concentração e nas necessidades genuínas do nosso corpo e da nossa mente.
Já o silêncio, é capaz de revelar o que é coerente ou não para a nossa saúde.
Ele abre espaço para que tenhamos uma postura mais reflexiva sobre as nossas escolhas. Ele viabiliza um estado de tranquilidade e paz. Aliado à uma prática de respiração, ele reduz quadros de estresse e ansiedade. Ele permite dedicação para o autoconhecimento. É uma oportunidade para a autopercepção corporal. Amplia o poder da neuroplasticidade cerebral. Possibilita clareza mental e auxilia na qualidade do sono.
O yoga e a meditação, são ferramentas que auxiliam nos processos de contemplação. Mas o silêncio pode ser praticado a todo o tempo, em qualquer lugar. Enquanto caminhamos, ou até nos ambientes mais movimentados. Quando decidimos agir em favor do nosso bem estar, o silêncio se transforma numa ferramenta de organização interna, de gestão emocional, e saúde geral.
Mas, ainda que o silêncio seja um aliado de todas as horas, é relevante que tenhamos uma rotina dedicada a essa função. A meditação traz a calmaria tão essencial para o nosso equilíbrio. E não se refere à uma prática religiosa ou puro "modismo welless". Ela é inclusive reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como método para prevenção de doenças.
Se permitir a essa vivência, pode trazer algum desconforto inicial. Mas mesmo que a mente esteja acelerada, mesmo que uma sensação de inquietude se apresente por falta desse costume, o segredo é começar. Pouco a pouco, insistir. E gradualmente, ampliar esses instantes de introspecção e auto observação.
Meditação, é contemplação e rendição. É uma entrega para esse silêncio, sem cobranças. É uma providência gentil com você, pois é uma dedicação do seu tempo, para você mesmo.
Abrir espaço para desacelerar, traz a confiança e a oportunidade de olhar para dentro. Ouvir os verdadeiros anseios, e as necessidades do próprio corpo. E é um espaço para descobertas emocionais, para desvendar emoções, e acolhê-las .
Também é berço de insights, e ambiente para a criatividade. O silêncio revela respostas que buscamos em todo processo de autoconhecimento, coisas, que só o silêncio é capaz de "dizer".
É paralisando o agir, que damos espaço ao sentir.
Por muitas vezes, de forma intencional, buscamos o barulho, pelo receio de ouvir o que o silêncio tem a nos dizer. Mas não tenha medo. Respeite seu próprio tempo, e ouse começar.
É transformador quando abrimos espaço para o silêncio revelar as raízes da nossa saúde e de quem verdadeiramente somos. Silenciar, é viver com qualidade e presença.