Seu interior, sua prioridade
Seu interior é sua prioridade. E acredite, está longe de ser uma escolha egoísta, ao contrario. Manter-se cuidadoso e vigilante, sua atenção com intenção, e perceber como isso impacta seu tempo, é autocuidado. Você projeta quais sensações dentro de si? Já notou quais filmes escolhe para entrar em cartaz na sua mente? Janeiro chega de branco para receber o novo ano. É neste tom que a campanha de prevenção deste mês também se veste. Questões sobre saúde mental são foco central da pauta de prevenção. Mantenha-se de braços, mentes e peito abertos, para emanar a leveza que é capaz de atribuir ao ano que chega. E lembre-se, que a sua saúde é o que sustentará todos os demais planos. Seja bem vindo à 2022.
Quem está no comando? Seus pensamentos sequestram você?
Somos o reflexo das nossas emoções. Elas afetam o estado geral da nossa saúde. E atualmente, há um conjunto de fatores que contribuem para possíveis agravamentos das questões psíquicas: a passagem da pandemia, a violência, as desigualdades sociais e econômicas, a instabilidade política, o desemprego, relacionamentos, além dos desafios individuais.
Medos que podem dominar sensações e decisões, diariamente.
Repare que todas as causas citadas são externas. Mas a elas, são dadas o comando para definir nosso estado de espírito, nossas escolhas, humor e a experiência que se escolhe viver. Então vejamos, quem deixamos assumir o comando?
As causas que estimulam os possíveis quadros psíquicos, dos leves aos graves, são variadas. Estamos expostos à complexidade de um mundo competitivo e barulhento, que por vezes decepciona nossas expectativas pessoais e nos direcionam a acreditar que a natureza de ser está associada a todo esse caos.
A depressão, os transtornos pós-traumáticos e a ansiedade são alguns dos quadros que podem afetar o raciocínio, a forma como nos sentimos e como nos comportamos. Por isso, o desconforto com essas manifestações precisam de atenção, cuidado e principalmente respeito. Isso talvez envolva buscar apoio de profissionais especializados.
Para isso, os tratamentos precisam ser encarados sem tabu, sem preconceitos, sem estigmas. Manter a saúde mental em dia é uma medida de bem estar necessária para que estejamos preparados a encarar adversidades possíveis em qualquer experiência de vida.
O desafio de abraçar uma terapia e contar com o apoio profissional é um caminho importante para reencontrar o equilíbrio e a saúde. Não há desmerecimento em reconhecer a importância de cuidar da própria mente. É um ato valoroso tomar a iniciativa para sair da confusão interna e retomar o comando de si mesmo, seja qual for a fase da vida.
Por vezes, é importante que haja um guia, para que seja possível reaprender a conduzir a própria atenção, retomando os laços com o equilíbrio e com o momento presente. Domar medos, entendendo que sempre experimentamos situações temporárias. O médico especialista e as diversas linhas de terapia, podem conduzir o paciente a entender os gatilhos de seus sentimentos e emoções e a buscar por soluções que interrompam as causas, evitando quadros ainda mais profundos.
Nossos pensamentos não passam de versões possíveis para uma história. A maneira como encaramos o contexto de tudo, está associada às nossas perspectivas, e ao que decidimos acreditar. Sair do piloto automático requer coragem e ajuda a banir a nebulosidade da mente, dando atenção ao que de fato tem valor: você mesmo.
É sincero concordar que a depressão, por exemplo, é uma imersão depreciativa, que direciona os sentimentos para um lado doloroso, e nos fragiliza. Mas é importante reconhecer que este momento passará, como tudo.
Reserve este mês para se permitir. Compreender a importância de olhar gentilmente para si mesmo. A tendência de projetar sempre um futuro desafiador vira um costume. Costume este que pode e deve mudar. e isso não é adotar uma visão romântica e irreal de mundo e de vida, mas sim, um convite para viver o hoje - com expectativas para que o hoje seja o melhor dia possível. Estados de dores e tristezas não são nosso destino.
Quando viajo de avião, gosto de observar como somos pequenos diante de tudo. Quando nos damos conta do tamanho do universo, temos a oportunidade de perceber que também damos uma proporção maior do que se deve, à certas situações e problemas, tão temporários.
Permita-se sentir o que precisa sentir, mas escolha seu bem estar, escolha uma intenção de leveza, e tome consciência de si mesmo. Deixe emergir a grandiosidade que há em você. Ano novo - paradigma novo: sua saúde, vem de dentro - a sintonize em modo expansão. Vista-se de branco.
Vista-se de luz.