Sedentarismo e Saúde Mental
O sedentarismo desencadeia diversas patologias, inclusive as de caráter mental. O bem-estar é imediato quando o corpo se propõe à pratica de exercícios físicos. Então, mova-se! Alongue-se para ler o artigo da semana: ainda em Janeiro Branco, falar de sedentarismo é essencial. Quando o corpo está em movimento, a mente de igual forma se favorece. A frequência de atividades físicas organiza benefícios permanentes, sustentando melhor nossa qualidade de vida. Com o avanço da medicina e da longevidade, torna-se obrigatória a preservação da nossa estrutura em matéria. E fazer a parte que nos cabe. Fundamente suas decisões de forma consciente e busque atividades que incentivem o desenvolvimento da sua saúde. Importe-se. Trace esse objetivo e se apaixone por esta escolha. Dedique um pedaço de seu tempo e empenhe esforços. Descobrirá que grandes desígnios são construídos a pequenos passos. A recompensa sempre chega. Valorize o movimento. Sua vida é sua saúde.
Que o exercício físico faz bem à saúde do corpo e da mente, todos já sabem e me parecia iniciativa redundante abordar o tema. Mas depois de uma pandemia, me dei conta, de que não é. Em sondagem realizada no ano passado pela Fiocruz e Unicamp, apurou-se que mais de 60% dos brasileiros entrevistados não realizavam nenhuma atividade física.
Uma epidemia de sedentarismo que convoca todos nós. Nossa emergência de vida está apontada para tantos caminhos: melhores carreiras, melhores relacionamentos, melhores condições financeiras. Mas se o alvo principal não for a saúde, os demais empreendimentos estarão comprometidos. A preservação do próprio corpo tem integral associação com o "como" e "até quando" vamos experimentar todas as demais conquistas.
Corpo é casa. Por isso, essa percepção de valor precisa ser cada vez mais ampla. Cabe dizer que dentre incontáveis benefícios da atividade física, consta no cardápio de bem-estar, a saúde mental.
Além do estereotipo físico mais saudável e definido, do ganho na qualidade do sono, na melhora da circulação e prevenção às doenças cardiovasculares, a atividade física possibilita frescor mental.
Com a pratica, temos maior desenvolvimento cognitivo e inibição de possíveis predisposições às patologias mentais como o Alzheimer. Movimentar-se, melhora a conexão entre neurônios preservando a memória, e potencializa nossa capacidade de raciocínio. A liberação de endorfina, controla a depressão e estabelece nosso equilíbrio emocional.
A OMS (Organização Mundial da Saúde), estima que 1 em cada 4 adultos e 4 em cada 5 adolescentes no mundo, não praticam atividade física nos parâmetros mínimos (150 min. semanais de atividade moderada). Tudo está associado: a OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), aponta que há mais de 300 milhões de pessoas no mundo acometidas pela depressão e o Brasil é uma das nações mais ansiosas do planeta, segundo a OMS.
Dar o primeiro passo pode ser a etapa mais difícil para incorporar a atividade física. Empenho e compromisso pessoal faz com que a atividade se torne mais fácil de ser repetida, diariamente.
Fala-se de no mínimo, 21 dias para transformar uma escolha em hábito, mas, University College (Londres), promoveu várias pesquisas expandindo este prazo para 66 dias. Decida e comece. Se compararmos este prazo com o tanto de dias no enfrentamento de pandemia, ele é ínfimo. É um prazo de mudança de paradigma importante - por sua saúde e por sua vida.
Hoje temos à disposição diversos recursos de apoio, as aulas on line estão em alta, e aplicativos oferecem orientação para praticas até mesmo sem sair de casa. Mas respirar ar fresco numa caminhada ao ar livre é revigorante e também conta a favor. O segredo é encontrar a atividade física que proporcione maior prazer de acordo com as preferencias individuais. O importante é manter-se em movimento, oxigenar o cérebro e criar condições internas de prevenção e cura.
Estamos a cada dia mais longevos e para que possamos experimentar essa trajetória da maneira mais proveitosa e qualitativa, é essencial estabelecer como ponto de partida a preservação do bem mais importante nesta caminhada: nossa morada. Essa morada que abriga nossos desejos e sonhos, nossas experiências e o que ainda viveremos aqui.
Cuide de sua estrutura corporal, e assimile de vez: esta é a sua base para empoderar e impulsionar tudo o que escolher como objetivo de vida. Corra para este alvo. Entregue-se a esta decisão, aprimore seu bem estar. Seu corpo e mente são reflexos de suas escolhas. Viva bem.