Saúde Planetaria - com Dr. Fernando Bignardi

Como ativar o ponto de mutação que fortaleça a nossa mudança de atitude? Como agir na direção do bem estar individual e de todo planeta? Inspiração Integrativa, por atitudes transformadoras. Dr. Fernando Bignardi, Médico e Membro do Comitê de Saúde e Natureza do Cabsin, se disponibilizou ao artigo desta semana, em apoio ao Programa de Embaixadores de Saúde Planetária - PEPS 2025. Na intenção de expandir o debate, Dr. Fernando gentilmente compartilhou sua perspectiva sobre a Saúde Planetária, e como o papel da educação ambiental pode engajar em favor deste sistema de vida. Ousamos acreditar ser possível experimentar uma revolução pela cura do planeta. Seja bem-vindo, e junte-se a nós!
Engajamento sensível e uma "Educação Visceral". Princípios essenciais, eleitos pelo Dr. Fernando Bignardi, especialista em Ecologia Médica que adota estratégia terapêutica integrativa. Sua prática clinica, resgata o princípio de unicidade e a conexão do ser com a natureza.
O encontro pela reflexão sobre Saúde Planetária, comungou com essa intrínseca relação entre a Saúde e a Natureza. Numa visão histórica, Dr. Fernando mencionou como essa conciliação foi suprimida pela ideologia antropocênica, afetando a qualidade do meio ambiente e da vida das pessoas, provocando os desafios que experimentamos atualmente.
Mas, paralisar diante das incertezas, não retrocede a crise. Viver nesta Terra é um privilégio e lidar com as circunstâncias deste tempo, nos cabe, agora.
Os movimentos de educação ecológica, podem cultivar essa expansão de consciência e atitudes mais sustentáveis, segundo Dr. Fernando. A educação ambiental pode reconciliar as nossas atitudes perante o planeta. Dr. Fernando reforça o papel da educação para atender a atual demanda, que exige soluções de vida, respeito e compreensão. Ele cita a necessidade de haver um "aprendizado visceral", capaz de comover à lucidez das atitudes diárias impactam o planeta.
Dr. Fernando ressalta ser essencial que a Educação Ambiental se desenvolva com profundo comprometimento. "Que os educadores estejam integrados ao estado de consciência aberta. E que promovam o conhecimento, nesse estado. Isso inspira o resgate da sensibilidade a respeito da percepção do planeta. E o concebe como um organismo vivo, estimulando que haja um engajamento genuíno pela transformação."
É essencial que tenhamos um olhar compassivo e motivação para prosseguir. Talvez, o momento mais especial, seja agora. O instante nos convoca ao estado de presença, e nos exige, uma profunda humanidade. Nos convida a esse compromisso inquebrável com o planeta. Somos chamados a estabelecer, finalmente, uma convivência harmoniosa com a natureza.
Dr. Fernando conclui:
"Se plantamos abacaxi, colhemos abacaxi. A partir do momento que tomamos consciência disso, precisamos agir em conformidade. Os modelos de educação tradicional incentivaram a atrofia da nossa função cerebral contemplativa e a hipertrofia da racionalidade. Para que possamos comover uma diferença multiplicada, é preciso resgatar a nossa sensibilidade."
Essa escolha é decisiva. É a profunda reconexão do homem com a natureza, que pode abrandar o futuro da Saúde Planetária.
Meu agradecimento à generosa atenção de Dr. Fernando Bignardi, que concedeu além do bate papo, uma aula sobre o tema, com gentileza, empatia e sensibilidade.
Dr. Fernando Antonio Cardoso Bignardi, 66, é Médico Homeopata, Fundador do Centro de Ecologia Médica Florescer na Mata e Membro do Comitê de Saúde e Natureza do CABSIN. Criou o Setor de Transdisciplinaridade aplicada à Saúde na UNIFESP, onde coordenou o Setor de Estudos do Envelhecimento por muitos anos.
Site Florescer na Mata
Fontes: Artigo Dr. Fernando Bignardi - Educação: causa ou solução para o planeta em Sindemia? Conversa mediada em 26-03-205
www.saudenofluxo.com.br