Saúde pelas Águas

10/01/2022

Conselho de mãe a gente não esquece. Dona Ivone tem 70 anos, é meu braço direito nos cuidados com meu caçula, de 3. Confesso ser necessária uma dose de energia extra para acompanhar seu ritmo durante todo o dia. Ela busca se alimentar de forma equilibrada, mas principalmente, ingere uma boa quantidade de agua. Minha mãe veio morar comigo com o início da pandemia e desde então, insiste que eu tome um copo de água em jejum pela manhã. Ela pesquisa bastante a respeito, e me repete essas informações, diariamente. Então cedi e observei na prática, seus benefícios: a pele de minha mãe é a mais conservada dentre as suas 7 irmãs, mesmo que não seja a mais jovem - ela não faz nenhum tratamento estético. Além de não aparentar sua idade cronológica, ela é ativa, lucida, disposta e independente. Emagreceu. Ela me diz que o seu segredo, é seu copo matutino de água em jejum. Então decidi compartilhar um conselho de mãe, pautado em pesquisa. O assunto é água e saúde. E flui com o tema da campanha de prevenção de janeiro branco - a saúde mental. Acredite, dona Ivone, também é cultura.

Água é essência de vida. Desde o início no ventre.

O barulho de uma cachoeira, acalma. Sua ingestão sacia, recicla, revigora, rejuvenesce. Nada como um banho que limpa as impurezas da pele, e ao mesmo tempo tranquiliza a mente após um dia agitado e cheio de compromissos. Agua é frescor, paz, limpeza e saúde. Temos uma força vital da natureza ao nosso dispor.

Mas será que damos o devido valor a esta purificação que fazemos diariamente? Exploramos ao máximo todos os benefícios em favor de nosso bem estar?

Beber água é um habito, como todos os outros que escolhemos adotar. É uma iniciativa que beneficia e melhora a vitalidade corporal e mental.

A ingestão da água estabiliza nossa temperatura corporal, conduz nutrientes e descarta toxinas. Preserva o volume do sangue e viabiliza um ambiente para que as reações químicas celulares se realizem. Melhora o aspecto da nossa pele e auxilia na redução de peso. Em artigo anterior, com o tema Alimentação Saudável, registrei a referência do consumo médio recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) - de 2 litros por dia para adultos.

O mais importante é manter a frequência e conhecer o próprio metabolismo, acomodando um consumo adequado para cada perfil corporal de acordo com o peso, o sexo, o clima local e o compasso de cada rotina. Setenta por cento do nosso corpo é composto de agua, e manter as reservas equilibradas é essencial para o seu bom funcionamento.

Não é segredo que a água é um transporte. Estudos científicos de 2017 providenciado pela Universidades do Leste de Londres e Westminster, revelaram que a água potencializa o funcionamento cerebral elevando a capacidade intelectual em 25%, nos participantes que beberam água.

Mas que mistério guarda essa ingestão da água, logo ao acordar?

Consumir água em jejum, estimula o corpo a despertar, além de impulsionar os benefícios da hidratação, segundo esclareceu a Nutróloga Karina Hatano, em sua entrevista cedida ao G1 em 2020.

Dra. Ana Paula Peña Dias, especialista em neurologia, esclareceu em artigo no portal minhavida.com, que o consumo de água em jejum e durante todo o dia, ajuda na concentração e na memória, além de reduzir a fadiga e o cansaço mental. Explica que a carência de água no organismo, pode interferir nas emoções, estimulando quadros de irritabilidade e apatia. Durante a noite, o nosso corpo continua exercendo as suas funções metabólicas e as células cerebrais aguardam pela reidratação ao amanhecer.

Há ainda quem se favoreça da água para fins terapêuticos, são muitas as áreas que abraçam a água como vetor de tratamentos.

Então, temos mais um convite feito: experimente incluir no seu dia a dia, essa pratica de prevenção acessível.

Para aqueles que ainda não adotaram a rotina, existem muitos aplicativos gratuitos que funcionam como lembretes, para auxiliar no insumo (Water Timer / Aguatinho),ou use seu próprio timer. Por aqui, tenho a Dona Ivone.

Desculpas não são mais permitidas. Há tecnologia, há maior necessidade corporal nas altas temperaturas da estação, há benefícios para o corpo, e para mente. Então proponho um brinde: encare como se mergulhasse em uma descoberta - e aja pelo seu bem estar. Flua com as melhores escolhas, e seja bem vindo ao open bar da saúde!

www.saudenofluxo.com.br