Saúde Mental é Vital

27/08/2024

Sua mente trabalha ao seu favor, a todo tempo? As responsabilidades de sobrevivência, atributos profissionais e familiares, a sociedade e os padrões de cultura, podem gerar pressões sobrenaturais sobre a identidade. Por vezes, a vida pode oferecer experiências de aprendizado que exigem um pouco mais de nossas competências. De perdas inevitáveis à rotinas exaustivas e histórias traumáticas, fatores que podem gerar estresse e sobrecarga emocional a tantas pessoas. O que podemos fazer para que tais situações não evoluam em quadros de adoecimento, riscos de ansiedade e depressão? Zelar pelo equilíbrio pessoal diante tantas experiências modernas, é o grande desafio humano. Buscar autoconhecimento, e apoio especializado para atenuar angústias, pode facilitar o desenvolvimento e o fortalecimento pessoal. Porque nem sempre estaremos fortes a todo tempo. Durante a jornada da vida, o psicólogo pode agir como facilitador, como promotor da saúde e do bem-estar, amparando a nossa capacidade de agir, interagir e reagir às circunstâncias inerentes do viver. O artigo desta semana homenageia essa missão tão nobre o exercício da profissão de psicologia. Aos psicólogos, minha reverência e gratidão. A eles que se propõem ao acolhimento de vulnerabilidades e angustias, desvendando caminhos de cura, de tantas mentes. Boa leitura! 

Atenção especializada e interação cuidadosa, são rotas valiosas para a organização interior.

Nossa sociedade a cada dia, evidencia o aumento de sintomas de saúde mental. E reconhecer o valor da função e da profissão de psicologia, se torna ainda mais imprescindível.

O psicólogo escuta ativamente, zelando por cada vida e saúde. Recepciona de forma isenta e considera gentilmente a experiência e a história de cada pessoa ou grupo, auxiliando de forma especializada a observação pessoal, a ampliação de perspectiva, a interação com o mundo e com o próprio interior.

Ninguém esta isento de atravessar circunstancias difíceis. Ruminando

Uma pesquisa divulgada em maio deste ano no Portal de Notícias da CNN, informa que a saúde dos brasileiros é uma das mais preocupantes do mundo.

Por isso, a valorização da psicoterapia como ferramenta pelo equilíbrio emocional ganha amplitude a cada ano. Essa naturalização pode incentivar pessoas que inicialmente resistiam ao tratamento. Ceder vez à essa oportunidade, traz benefícios intangíveis e multifatoriais à saúde, refletidos nas vivências pessoais, sociais e profissionais.

Através da psicoterapia, novos horizontes, caminhos e meios podem ser reconhecidos. Clareza e autocuidado, são essenciais para o restabelecimento da saúde integral de cada ser humano.

Trata-se de um espaço seguro para o experimento de todas as emoções. A organização de pensamentos acontece com maior fluidez, como também a acomodação da complexidade infinita, de cada individualidade. Todo sistema terapêutico é um processo singular, uma preparação para o enfrentamento da realidade com todos os seus imprevistos.

O psicólogo figura essa proposta conduzindo todos que buscam superação, recuperação, cura.

Na data de hoje, em 1962, a Psicologia foi sancionada como profissão no Brasil, pela lei 4119. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, nosso país conta com mais de 437 mil profissionais dedicados ao exercício deste legado, cada vez mais requerido e indispensável. A essas pessoas, que se disponibilizam ao compromisso de tão profunda relevância, minha reverência. Ser psicólogo é transformar em carreira, o exercício da humanidade.