Saúde Mental da Mulher Maravilha

09/09/2022

Você conhece a mulher maravilha? Eu conheço várias. Conheço mulheres extraordinárias que se doam integralmente pelo bem estar dos filhos, do lar, do trabalho, do marido, dos pais. Ainda arrumam tempo para atender aos compromissos educacionais e sociais e para se enquadrar aos padrões de beleza e comportamento. Infindáveis obrigações que as colocam na configuração multitarefas. Mas esta é uma posição que precisa ser vigiada. Pois ao mesmo tempo que oferta aquela sensação de dever cumprido, por outro lado, em seu extremo, pode levar à exaustão. Precisamos reconhecer a pressão social que recai sobre a figura da mulher e encarnar a valorização de sua saúde mental, tema macro na campanha de saúde em setembro. A mulher ainda ocupa um espaço discriminatório, e seu estabelecimento como indivíduo social exigiu assumir diversos papéis e pressões. E ser incrível a todo instante para atender expectativas externas, pode causar danos emocionais. A mulher emana força, mas também precisa de cuidados. Não se trata de ``amarelar", mas sim de cuidar da própria vida.  

Cansaço profundo é apenas um dos sintomas da "mulher maravilha". Ansiedade, depressão, insônia e solidão podem acometer quem se sobrecarrega de expectativas familiares, profissionais, sociais e conjugais. Sensações previsíveis para quem descarta a hipótese de desapontar.

Mas em até que grau o codinome "bombril'' ou perfil perfeição, promovem realização pessoal? Ajudar a todos de maneira incondicional por vezes não gera reconhecimento, apenas um enorme esgotamento de quem busca agradar o tempo todo. E quando essa postura se torna uma versão final de personalidade ao ponto de extinguir o próprio eu, os riscos de estresse aumentam. E a saúde emocional e mental ficam comprometidas.

Será mesmo bacana ser super heroína nessa história?

Ainda que a mulher sinta-se preenchida quando vivencia essa persona, é necessário existir espaço para olhar para si mesma, para valorizar os próprios desejos e sonhos, respeitando os próprios limites. Porque a fórmula que permitirá resolver todas as tarefas com qualidade e conforto é o equilíbrio.

Equilíbrio para atender seus anseios pessoais, para reconhecer as próprias fragilidades e necessidades. Quando fortalecemos nosso íntimo, as demais obrigações acontecem de forma naturalmente leve.

Dar vazão aos próprios sentimentos, diminuindo o peso das cobranças, é justo e libertador. Assumir as próprias motivações é um ato de coragem e de saúde mental. Isso não significa faltar nas responsabilidades, mas equacionar a vida num ritmo mais adequado.

Heroínas também podem ter limitações, sentimentos, defeitos, vontades e anseios. Então, se você é mulher, revise sua rotina criando espaço para acomodar seu proprio eu, caso ainda não tenha feito. E se você convive com uma mulher, analise se pode retribuir mais ou diminuir sua sobrecarga.

Empatia é a formula mágica que transforma todos os seres em humanos invencíveis e mentalmente saudáveis. E esta qualidade extravasa quando a aplicamos não somente para os outros, mas para nós mesmos. O bem estar é um estilo para todos os gêneros, E essa postura sim, deve ser inabalável.

www.saudenofluxo.com.br