Os 4 Ps - Outubro Rosa

02/10/2023

Não, não sao os 4 Ps do Marketing. Mas também poderiamos aplica-los aqui. Nessa Praça, Brasil, o alvo somos todas nós, mulheresJá o Produto, é o nosso próprio estado de saúdeE quanto custa isso? Sua saúde tem Preço ou tem valor? Quanto estamos dispostas a investir no próprio bem estarPromoção, o quanto podemos nos engajar para promover essa informacão? Mas hoje são outras quatro ações que sugiro, essenciais para a mulher vivenciar a saúde. Quatro iniciativas que colocam a @saudenofluxo de todas as pessoas. A campanha outubro rosa, ressalta a conscientização do câncer de mama e do colo do útero. Esse mês vamos falar disso, e muito mais. Pelas mulheres, pela saúde. Confira os  Ps da prevenção, nesse artigo. Boa leitura.

Hoje, somos seres mecanizados. Mais, urbanizados. E o controle da nossa saúde em muitos instantes é delegado a outros formatos e atributos, está desvinculado de nossa melhor forma de vida.

Continuamente fazemos escolhas que contradizem nossos ideais mais intrínsecos. Desejamos uma #longevidade saudável, e muitas vezes nossas ações nos distanciam dessa sustentabilidade.

Fica tudo por conta do piloto automático.

O mais prático e o mais imediato vencem no atendimento à expectativas de uma versão mais ansiosa de nós mesmos. E a gente terceiriza a culpa. É comum ouvir que o problema está no tempo que não temos.

Nunca temos tempo.

E nessa corrida incessante sabe-se lá para quê ou para onde, o silêncio e a calma se ausentam. Recorrente objeção quando acumulamos diferentes funções e muitas responsabilidades.

E no centro disso, enxergo nós - as mulheres.

As mulheres desbravam a conquista da sua independência, por um preço bem alto. Se escolher assim, seu reconhecimento precisa passar por muitas aprovações. É facilmente subjugada. E altamente, exigida. Não bastasse somente assumir sua própria existência com maestria, é imposta socialmente para não errar e jamais hesitar em cumprir todos os papéis de forma exemplar: seja o de mãe, profissional, esposa ou qualquer outra atividade que decida assumir.

Este parece um assunto recorrente. Mas cerne da falta de saúde de muitas.

De acordo com o INCA, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, e além da influência genética e do envelhecimento reprodutivo, muitos fatores comportamentais estão vinculados ao desenvolvimento da doença, como o consumo excessivo de álcool, o sobrepeso, e atividade física insuficiente.

E o fator tempo, pode ser uma das alegações mais recorrentes para deixar essa prevenção para depois. Por isso, o chamado de hoje, além de rosa, é pragmatico.

Elege 4 Ps do #outubrorosa, (que não são os mesmos difundidos por Kotler, conhecido como pai do marketing), mas tem grande relevância para que tenhamos um berço de cuidado em favorecimento do fluxo de nossa saúde:

Quando abandonamos a condenação de atender tudo e todos que nos cercam imediatamente, sem que, em primeira instância, atendamos aos nossos próprios anseios. Quando paramos e entendemos que só podemos cuidar de quem quer que seja, se primeiro estivermos bem. Somos capazes de tomara decisão inicial; a de PAUSAR. É a primeira atitude. É quando nos damos conta de tudo isso.

Essa pausa nos convida ao silêncio, a questionamentos, e à novas percepções. PERCEBER. Nos tornamos capazes de decifrar os sinais do próprio corpo, escutar atentamente as suas reações e a resposta, a cada interação com o meio. Nos tocamos, sentimos se há algo diferente, ou errado. Somos capazes de um diagnóstico precoce.

Quando o corpo começa a ser ouvido, aprendemos a evitar o que ele nos responde, e identificar o que não é tão bom para ele. Somos capazes de compreender e acolher seus chamados. E tomamos uma iniciativa essencial: PREVENIR. Escolhemos o autocuidado de forma mais consciente.

Todo esse processo é liderado pelo P mais importante. O de PRIORIZAR.

Agora é a hora.

Saúde é o que nos sustenta para tomada de todas as demais iniciativas de vida. Por isso, ela não pode esperar. Cuidar da saúde precisa compor nosso planejamento diário, sobrepondo simplesmente marcar no calendário o momento de revisitar o médico ou realizar qualquer exame de rastreio, não que isso também não seja essencial.

Mas, saúde é status de vida. É reflexo de nossos comportamentos.

Isso evitará das patologias complexas às dores mais simples.

Nosso corpo possui inato poder de se manter no fluxo. Desperte-o.

Quando tratamos esse corpo com o devido valor, não há outro caminho a não ser o do mais pleno estado. Seja de nosso sistema fisico, emocional e mental.

Mulher, permita sua @saudenofluxo, no rosa e em todas as cores que escolher expressar a sua vida.

www.saudenofluxo.com.br