ORAPRONOBIS - A "Planta de Carne"
"Planta proteica?" "Planta que substitui carne?" Segunda feira é dia do "Hoje eu começo". Dia famoso, por ser o dia D - Da interminável promessa para o início de algo: da dieta, da academia, das transformações. Então, vamos aproveitar esse "gatilho", para receber essa novidade valiosa, e saudável, com uma melhor escuta, e quem sabe, como um convite, para receber essa nova integrante na sua alimentação? A ORA PRO NOBIS, é uma planta alimentícia, que eu particularmente não conhecia, até descobrir, que minha mãe, plantava em casa. Ela a consome de formas variadas e virou fã desta folha, depois que descobriu seus inúmeros benefícios. A partir disso, me interessei no aprofundamento desse saber, e hoje, preparei um artigo cuidadoso com maiores detalhes, já como consumidora e reflexiva exploradora de todos os assuntos que melhoram nossa vida e coloquem a nossa @saudenofluxo. A ORA PRO NOBIS, possui alta concentração de proteína, por isso é tão badalada dentre os que aderem uma alimentação mais estrita e saudável. Além disso, ela oferece diversas vitaminas, e auxilia no tratamento de muitas doenças. Confira o artigo. É na natureza, que mora a saúde. E em nossas escolhas, a cura.
Ao pesquisar sobre essa planta, confesso ter acessado conteúdos bem distintos, mas, em todas as fontes, foi ressaltada a riqueza de nutrientes que essa folha oferece. Ela é denominada por muitos nomes: trepadeira, "rogai-por-nos", e até "carne dos pobres", por conta da alta concentração de proteína.
A ORA PRO NOBIS é uma planta alimentícia, que começou a ganhar evidência, por conta de expansão de fontes veganistas e pela busca de um estilo de vida e alimentação mais saudáveis.
Essa folha é comercializada em capsulas, como também utilizada em tratamentos cosméticos. É citada na culinária natural e, numa gastronomia alternativa. Ela é uma PANC – Planta Alimentícia Não Convencional, dentre outras milhares espécies catalogadas no Brasil, como Nirá, Vitória Regia, Dente de Leão e Hibisco, por exemplo.
"Inusitada" é a limitação de conteúdo nas "mídias tradicionais", sobre a planta. Mas, quem pesquisa, encontra.
E, além de muita explanação no Youtube, tanto de médicos, como especialistas em medicina integrativa e pessoas que zelam por práticas de bem-estar e saúde, eu acessei informações publicadas pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministerio da Agricultura, além de trabalhos de pesquisas de algumas Universidades.
Mas o quanto interessante é, que a grande massa transforme suas escolhas alimentares? A verdade é que nosso estilo de consumo é um retrato do nível de conhecimento sobre a composição nutricional da nossa comida.
E será que sabemos o suficiente? Nos revelam o necessário e o ideal?
É inquestionável o fato de que, produtos in natura. proporcionam ao nosso organismo melhor aceitação, saúde, vantagens e aderência, do que produtos industrializados. E por conta disso, é necessária uma verdadeira vontade, para aprofundar em temas como o de hoje, que trazem a explanação sobre um item barato, natural, acessível, e altamente benéfico para a nossa saude integral.
As promessas são muitas: desde rejuvenescimento, melhora da imunidade, emagrecimento, tratamento de anemia, de câimbras, até alternativa para prevenção de osteopenia e osteoporose, redução do diabetes, e do colesterol.
O portal da Embrapa, divulga os benefícios dessa, e de outras plantas apropriadas para o consumo, revelando seus valores nutricionais. A Embrapa aponta como diferenciais da ORA PRO NOBIS, o alto teor de proteína (entre 28% a 32%). Além da elevada concentração de minerais, como potássio, magnésio e zinco, mas, especialmente, cálcio e ferro. Não bastasse, ainda é fonte de fibras.
A empresa orienta que a vida útil das folhas de ORA PRO NOBIS é longa, se comparada a outras folhosas, e pode ser conservada em embalagens plásticas, armazenadas sob refrigeração 10 °C, por até 12 dias.
O Dr. Samuel Dalle, formado em medicina clássica e especialista em medicina integrativa e longevidade, também explora o tema em seu canal no Youtube, compartilhando numa gravação dedicada, dados detalhados, benefícios e a composição dessa riqueza.
Há muitas receitinhas simples, para uso diversificado da planta, desde saladas, suco detox, farinhas, bolos, pastinhas, além de sua integração em pratos do nosso dia a dia, como recheio de salgados e até no feijão. Explorar a criatividade é uma boa pedida para aproveitar tantos benefícios.
Até música nomeada CURA, chamada ORA PRO NOBIS, eu localizei: https://www.youtube.com/watch?v=bqjCeZHNN2I
Nosso ato de reflexão sobre informações ocultas, ou nas entrelinhas, nos convidam a acessar muitas riquezas essenciais, que residem numa simplicidade, por vezes, mascarada, escondida, mas que por fim, está mais disponivel, e mais proxima do que percebemos, e faz mais bem do que imaginamos.
Fica a dica para plantio dessa flor no seu vaso, para o desenvolver no seu prato, e para o cultivo de mais vida na vida, semeando ainda mais - saúde, saude nos trilhos, @saudenofluxo.