O valor de Evidências

08/10/2023

Você sabia que o modo como a sua mãe atravessou a sua gestação, impacta no resultado da sua saúde, no hoje? Compreender o peso de cada fator em nossa saúde é essencial. Fatores de genética e histórico familiar, fator hábitos, fator alimentação e clima, até a embriologia. Desvendar esses pilares que formam quem somos, tambem determina as melhores decisões de prevenção. Você entende o valor dessas evidências? Saúde da mulher, saúde de todos. No artigo de hoje, vamos abordar a jornada do nosso corpo, na ciência da vida. E a importância da saude da mulher para ela, e para todas as pessoas. Eu sou Bia Novaes e minha missão é comunicar a saudenofluxo. Boa leitura.

Como sua mãe se sentiu no período em que embalava você durante nove meses, no ventre?

Ela sofreu algum trauma? Como foi acolhida? Como ela se alimentou? Quais foram seus hábitos, suas emoções, e seus pensamentos? Você já sentiu essa curiosidade?

Compreender como você atravessou essa etapa de formação como embrião e feto, é essencial para obter um conhecimento ainda mais profundo sobre você e sua saúde.

E seu histórico familiar de saúde? Existem doenças preexistentes no seu primeiro grau de parentesco?

Existem pessoas que apresentam menor resistência a fatores estressantes. Existem pessoas mais sensíveis emocional, psicológica e organicamente. A capacidade do corpo enfrentar doenças e a construção da nossa imunidade, também é interferida por fatores genéticos, por tendências.

Mas, calma.

Isso não significa que essa pessoa esteja condenada a desenvolver alguma patologia ao longo da vida. O que essa pessoa deverá compreender, é que o cuidado com a saúde e as suas iniciativas preventivas, exigirão mais rigor, desde o primeiro momento.

Porque ela precisará ampliar, mais do que outras pessoas sem tais interferências, a resistência do próprio corpo.

Para que as pessoas estejam preparadas para constituir uma estratégia para manter a saude no fluxo, é necessário, conhecimento. Conhecer todas essas evidências, desde a linha histórica de saúde familiar até sua experiência no ventre, é fundamental para que possamos tomar decisões ajustadas. Por isso, é tão importante obter informação e autoconhecimento.

É a partir de aprendizado e experiência, que podemos desvendar os mistérios da nossa saúde. A partir de dados, experiencias já vividas e pesquisas já apuradas, nossa percepção é calibrada. Ficamos mais preparados sobre o que pode ser um bom ou mau caminho, para a longevidade. Dentre as etapas que interferem no modelo de prevenção que escolheremos, podemos enumerar então:

  1. Fatores da embriologia, que ainda não dependiam de você
  2. Histórico familiar de saúde, que ainda não dependiam de você
  3. Constituição de bons hábitos de saúde na infância, que também não dependiam de você.

E de quem dependia então? Da familia, dos cuidadores, da mãe. A mulher esta diretamente envolvida no cerne da saúde de todos nós.

E será que essa mulher teve a oportunidade de constituir seus próprios cuidados de saúde desde a sua concepção? Tinha acesso? Orientação? Saúde física, emocional, e mental?

Perceba o quão importante se torna que exista consciência de todas as pessoas sobre a saúde da mulher. A sociedade, as empresas, as famílias, o governo, precisam evidenciar com o correto grau de importância, a saúde da mulher.

Porque é ela, a responsável pela geração de todas as vidas, e com grande parcela no resultado da saúde, de todos nós. E não somente no período da gestação. Por toda uma vida. É geralmente a mulher, quem cuida. Do bebê, seja quando filho, e depois, dos netos. Mas também cuida, dos pais idosos, e do marido.

A mulher ainda trabalha, mas além disso, não abandona as responsabilidades da casa e da educação dos filhos. Além de suas obrigações, ela ainda cumpre outras funções que escolhe, e por vezes, não PRIORIZA a própria saúde. Não PAUSA, não PERCEBE, e não, PREVINE.

E esses 4Ps do Outubro Rosa, não são praticados por uma vida inteira, por muitas gerações de mulheres. Por isso, o contexto é muito mais profundo. 

Falar do câncer, suas causas e índices, é essencial. Poderíamos também citar o infarto, que é a principal causa de mortes no mundo, não somente das mulheres, mas nos homens, também.

Precisamos reposicionar o discurso. Debruçar no problema é necessário, mas desenvolver a solução é o que poderá escrever novos indicadores, no futuro. E agora, que depende de você, eu incentivo que você abrace 4 verbos:

  1. PRIORIZAR– Tudo pode esperar, menos a decisão d colocar a sua saude no fluxo
  2. PAUSAR – Estar no presente é necessário. A calma é necessária. Se distancie do passado e do futuro. É no agora que você pode agir;
  3. PERCEBER – Atenção ao próprio corpo. Escute-o. Conheça-o.
  4. PREVENIR – Autocuidado constante, em favor do seu bem estar.

Sua vida. Suas escolhas.

Eu sou Bia Novaes, e minha missão e comunicar a @saudenofluxo

www.saudenofluxo.com.br