O sabor da Saúde
Conhecer a procedência dos alimentos, e reconhecer melhores opções e seus benefícios, é uma oportunidade de construir o próprio bem estar. Nossos órgãos respondem à altura de nossas escolhas. Isso é perceptível no funcionamento do nosso próprio metabolismo: pele, intestino, e até no humor. Se a cada dia a consciência alimentar vier à tona, a saúde responderá gradualmente. O artigo desta semana pretende provocar a reflexão sobre hábitos e escolhas. Sobre o poder e o valor dos alimentos como esse entendimento vai muito além do que simplesmente, consumir.
Segundo uma amostragem promovida pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), realizada este ano com três mil pessoas maiores de 16 anos, em 12 regiões metropolitanas do Brasil, identificou-se que 80% dos entrevistados buscam por uma alimentação saudável. Esta preocupação é positiva, já que a dieta balanceada, extrapola a preocupação com o sobrepeso. A alimentação escolhida interfere diretamente no equilíbrio da saúde e nas respostas corporais, de vitalidade e longevidade.
A alimentação inadequada, ocasiona o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, câncer, estimula refluxos e perda de força muscular. Não é à toa que a alimentação saudável está na pauta durante todo o ano, em todas as campanhas de prevenção. Uma alimentação pobre em nutrientes fragiliza o corpo e desestabiliza o metabolismo.
A preocupação com a qualidade de vida é uma tendência e a indústria já compreendeu. Há uma elevação na oferta por produtos orgânicos e o surgimento de novas empresas no segmento plant-based (alimentos à base de plantas sem origem animal e ingredientes artificiais). Uma nova indústria surge para atender uma demanda na busca de alimentação mais saudável.
Mas é necessário transpor as soluções. Além de opções práticas, é importante agregar qualidade nos insumos. Sair da contrapartida, reinventar. O ultra processamento de comestíveis, coloca em xeque a propriedade original dos alimentos, concentra gorduras, conservantes e demais aditivos. Por isso, sempre ponderar opções industrializadas, é primordial.
O nutricionista é o especialista adequado para organizar uma dieta correspondente às suas necessidades individuais, a orientá-lo nas escolhas mais saudáveis e sustentáveis. Aqui, alguns benefícios de um fácil consumo que deve ser introduzido na sua rotina:
- Água: O consumo médio recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 2 litros por dia para adultos. Cada metabolismo responde de maneira singular à ingestão, por isso é importante conhecer o próprio corpo. O consumo ideal é individualizado, associado ao peso, ao sexo, ao clima local e à própria rotina experimentada. Consumir água em proporção adequada, auxilia na perda de peso, na hidratação da pele e demais órgãos, melhora a resposta da digestão, contribui na absorção de nutrientes e filtra toxinas.
- Frutas/Hortaliças: Cada tipo oferece uma cadeia de nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do corpo. Além de fibras e vitaminas, o consumo diário de porções pode auxiliar na melhor resposta do organismo, melhorar o sono, controlar a ansiedade, estimular a energia e a vitalidade corporal e evitar o desenvolvimento de doenças. A OMS recomenda o mínimo 400 gramas de frutas, por pelo menos cinco dias na semana.
Existem debates sobre a efetiva necessidade no consumo de carnes e derivados animais - como leite e ovos, benesses e impactos no corpo. Há um documentário em exibição no Netflix - What The Health - que aborda de maneira crítica o consumo animal, exaltando os benefícios da dieta vegetal. Uma abordagem provocativa que estimula a criação de novos olhares sobre a alimentação adequada e sobre a saúde em geral.
O mais importante sobretudo, é ressaltar que a medida ideal é sempre o equilíbrio. Priorizar o consumo de produtos naturais, permitindo-se degustar alimentos que tragam à mesa prazer e ao mesmo tempo, saúde.
A fórmula secreta estará sempre nas escolhas conscientes que o conhecimento proporciona. Isso vai do prato, à toda existência. A longevidade, a leveza, a saúde e a alegria, são respostas do corpo ao que ele recebe. Por isso, a quem manter a alimentação saudável, receberá uma resposta da própria vida, que experimenta, reconhece e agradece.
É sobre si mesmo. É sobre tornar simples seu bem-estar.