O ranger de emoções
Sentimentos silenciados? Ele gritará de qualquer jeito. Se expressará no sono inquieto, no pensamento indomável, e no trincar de dentes involuntário, afetando inclusive, sua saúde oral.
A saúde bucal está no calendário de saúde nacional em outubro e é tema integrante do artigo desta semana. Não existe qualquer cantinho de nosso corpo que não exija atenção. Em nossa estrutura reside uma conexão de funções e sentidos, que se relacionam organicamente. Prevenir a saúde oral também significa liderar o autoconhecimento de todo o corpo. Hoje, abordaremos sobre como o bruxismo, um transtorno involuntário de ranger dos dentes, está aliado a diversos sintomas físicos e se relacionam com distúrbios emocionais e psicológicos. Boa leitura.
Uma boca saudável é capaz de viabilizar autoconfiança e liberdade. O sorriso é sempre um convite, uma confirmação positiva, uma ferramenta de expressão integradora. Sorrir é um sinal de transmissão, te conecta a outras pessoas. É uma demonstração afetiva. E manter um sorriso saudável entendendo como a saúde da boca está interligada às questões psicológicas, é essencial para observar e prevenir o bem estar por completo.
Não existe qualquer cantinho de nosso corpo que não exija atenção. Em nossa estrutura reside uma conexão de funções e sentidos, que se relacionam organicamente. Quando há qualquer situação em desequilíbrio em nossa estrutura física ou emocional, as reações se manifestam através de sintomas, que podem significar múltiplas causas.
O bruxismo é anunciado como um transtorno bucal. Mas não exclusivamente. O ranger de dentes noturno, transcende este simples, mas incômodo ato involuntário. Ele representa um quadro psicossomático crônico. Trata-se de um reflexo: possíveis angústias, ansiedade e tensão não extravasadas. Pode representar traumas, solidão emocional, estresse e tristeza.
Preencher expectativas de pessoas do entorno, por exemplo, pode ser uma causa do bruxismo. Sentimentos reprimidos, podem intoxicar nosso corpo, que de alguma forma, precisa extravasar toda contenção emocional que repercute no silêncio e por trás de cortinas sociais.
Cada vez mais, especialistas são desafiados, quando precisam elucidar diagnósticos. As doenças constantemente são consolidadas por diferentes circunstâncias, sejam elas hereditárias, ambientais, sociais, culturais, físicas ou emocionais. Analisar a realidade individual do paciente traçando uma anamnese ampliada é necessário, e pode ajudar na determinação de tratamentos e terapias.
A ida ao dentista pode elucidar a necessidade de uma visita ao psicólogo, por exemplo. Tratamentos multidisciplinares são cada vez mais aplicados. Somos seres complexos, e a observância de todas as manifestações orgânicas, aliadas ao autoconhecimento, apoiarão o caminho da cura.
O bruxismo é um episódio de crise. O quadro de compressão dental fragiliza a arcada, está interligado à agitação do sono, provoca cefaleia, dores e quebra dos dentes. Danifica o sorriso, representa uma dor emocional, e pode envolver diversas causas. É um quadro que acomete todas as faixas de idade. No Brasil, 40% da população é afetada, maior que a média mundial (30%) segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) - indicador que acusa um reflexo da tensão que experimentamos no contexto individual e coletivo.
A circunstância de pensamentos e sentimentos acelerados e preocupados, que provocam esse apertamento dental, é um alarme para revisarmos nosso ritmo de vida e o prisma que escolhemos viver. Restabelecer a equidade do corpo, da mente e do espirito, assumir ativamente as rédeas de nossa existência e priorizar nosso bem estar de forma consciente, permitirá o amparo de nossa regeneração vital e de uma consistente longevidade.
A vida se dá aqui e agora. Antecipar o futuro ou amargar o passado causarão dores emocionais e fisicas. Conquistar a leveza pode ser um desafio. É preciso mudar o paradigma, talvez sua visão de mundo, e seu entendimento sobre tudo. Mas confie; integrar a tríade do corpo, da mente e do espirito, evitará quadros de bruxismo e de muitas outras doenças.
Elevar nossa compreensão sobre saúde é um grande passo para conquistar diferentes resultados. Expanda sua consciência em saúde. Cabe utilizar o poder da escolha. A melhoria de nossa saúde dependerá, e muito, de nós mesmos. É preciso começar.