Nutrição versus Depressão

01/09/2022

A riqueza de seu prato espelha a leveza da sua mente? Nesta virada de chave entre os meses de agosto e setembro, mixamos as pautas de nutrição e depressão. Refletir sobre a influência entre os dois contextos, nos permite perceber o impacto da alimentação em nosso bem estar emocional.
Desfazer qualquer acordo com a má alimentação é uma boa trilha para reduzir o estresse. Livre-se do alibi de que a busca é por sabor. É possível nutrir-se sem dispensar a boa mesa. Escolher a ingestão dos melhores alimentos, reduz os riscos de ansiedade. Essa é a nossa reflexão de hoje. Marque seu caminho com boas sementes.

Ontem nos despedimos de agosto homenageando os nutricionistas, profissionais da saúde com aptidão para orientar sobre as melhores práticas alimentares. É quem nos revela a melhor versão de um bom prato, capaz de traçar um plano que permita que a nossa comida esteja aliada à qualidade da nossa vida. Uma especialidade indispensável no tratamento multidisciplinar e na recuperação clínica de diversos painéis de saúde.

Hoje, recebemos setembro, que reforça a necessidade de não ignorar aquela luz amarela, indicando que há algo a ser observado em nosso estado emocional. Setembro é mês de prevenção à vida, momento de reforçarmos uma campanha de saúde mundialmente abordada, e anteciparmos posturas preventivas quando o assunto é saúde mental.

E nesta virada de chave entre os meses, mixamos as pautas de nutrição e depressão, para refletir sobre a influência entre os dois contextos, e como devemos perceber o impacto da alimentação em nosso bem estar emocional.

Indicadores de algumas pesquisas científicas, apontam o poder dos alimentos sobre o nosso estado mental. Não somente a compulsão, mas também a dieta carente de nutrientes, interferem em nosso psique. A boa alimentação é capaz de provocar uma revolução positiva em nossa saúde, e reconhecer esta influência, pode significar gatilhos positivos na prevenção de doenças emocionais.

Ingerir alimentos naturais é uma maneira de bloquear neuro inflamação, preservar a imunidade, e favorecer o bom humor, segundo uma estatística publicada pela revista Nutritional Neuroscience - pessoas com comportamentos alimentares positivos são mais saudáveis e menos irritáveis. Portanto, apostar numa dieta balanceada, construirá um corpo mais saudável e uma mente mais fortalecida.

A alimentação é o berço do bem estar e da longevidade. Nutrir-se é prioridade desde o início da vida e decisivo para preservar um corpo saudável . São os nutrientes suportam as nossas necessidades vitais.

Quando a comida é "vazia", nosso organismo experimenta diversos prejuízos. Se o nosso metabolismo se vicia em alimentos nocivos, a saúde fica fragilizada, com níveis desequilibrados de performance, desencadeando doenças crônicas e comorbidades.

Por isso é tão importante adquirir bons hábitos desde a infância, para construir uma memória metabólica fortalecida, distanciando-a de possiveis quadros depressivos.

A mudança de hábito é capaz de construir bons resultados de saúde, e aquele estado de "bem com a vida".

Faça as pazes com boas escolhas alimentares e capacite assim sua mente para encarar momentos de ansiedade. Comece ainda hoje, mesmo que em pequenas porções.

www.saudenofluxo.com.br