Mulher à Moda VIVA

30/06/2024

Como resgatar saúde e equilíbrio? Grande parte da humanidade hoje é paciente de processos estressores, causadores de ansiedade e depressão. Neste painel mundial, sete em cada dez pessoas são mulheres, segundo a Organização Mundial de Saúde. A mulher é desafiada por fatores culturais, ambientais e econômicos - como todos os demais. Mas elas são também abaladas pela misoginia velada, disfarçada pela histórica falta de equidade. O sistema social fragiliza sua inteireza. Como então, ainda assim, "fazer a vida", acontecer de forma mais bela? Revigorar sentimentos, desfazer teias de influências não positivas? Como dissolver fio a fio, a rede capaz de emaranhar sua saúde mental? A intenção desse artigo é iluminar com estímulos de reflexão, leveza e harmonia, a sua segunda, a sua semana, a sua vida. Boa leitura.

Viver é milagre. Pensar livremente também. 

No artigo de hoje, a intenção é relembrar disso, especialmente às mulheres, que, na conjuntura moderna, seguem o compasso, muitas vezes com seu feminino reprimido.

Algumas circunstâncias são inevitáveis ao longo da vida, é fato. Mas, quando desafiam seus valores pessoais, seu caminhar, e seus limites por falta de equidade, elas pontuam ainda mais nos índice da OMS, que aponta 70% de casos de ansiedade, serem de mulheres. Sim, elas adoecem mais.

Os desafios propostos pela vida podem estremecer o eixo pessoal. São inúmeras responsabilidades, cobranças e expectativas. Quando nos damos conta, a mente já alcançou um padrão extremamente acelerado, confuso, no looping que direciona à exaustão. E quanto mais pensamos, mais nos preocupamos. Cedemos à mente poder de produzir nosso próprio sofrimento.

Uma mente, quando calma, pacífica relações, ilumina decisões, cria. Se distancia do desconforto pois os reconhece. A mente barulhenta, atormenta. Atua valorizando conflitos - dentro e fora. 

As melhorias sociais acontecerão no amanhã, mas nossa autonomia, pode acontecer hoje.

Parece até receita de bolo simples, para quem assiste de fora e mal sabe o que cada vendaval proporcionou intimamente. Mas, é a partir do autoconhecimento e da transformação interior, que pressões externas passam a gerar menor impacto e se dissolverem na psique.

O universo interior é um ambiente sagrado. Quando mais centrado, mais humanizado, mais fortalecido. Quando o compreendemos, distanciamos riscos e iluminamos nossas próprias fragilidades, as do outro e as intempéries do mundo, desvendando como percorrer mais leve nele.

A mulher nessa estrada, tem mais desafios para se estabelecer e precisa nutrir autocuidado e desenvolver mentalidade positiva, para superar inseguranças, identificando gatilhos emocionais e fortalecendo o poder da sua mente. 

Preparei com amor, este ebook. É um estimulo a esse despertar. Uma leitura mais profunda, sobre cuidar de si. O dediquei às mulheres e a convido conhecer:

https://beatriz-novaes.herospark.co/mulheres-despertando-a-forca-interior

"Ai de nós, que conquistamos o mundo, e perdemos a nós mesmos"

Excelente semana. Saúde no Fluxo.