Meditação e Autocuidado

20/12/2021

Que hábitos você incorpora na sua vida para viver bem? O bem estar integrado envolve equilíbrio físico e emocional. A unicidade do ser requer atenção à saúde de maneira conjunta - corpo e mente. O estresse atinge 90% da população mundial segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), motivo suficiente para conhecer e experimentar a concentração através da meditação, que exige principalmente o controle da respiração, atenção ao momento presente e gestão de sentimentos e sensações, com momentos dedicados à percepção da consciência.

Técnicas de respiração, oferecem métodos que garantem a redução da pressão arterial, aumentam a oxigenação do cérebro, elevam a capacidade pulmonar e conectam o sistema nervoso central ao sistema endócrino, provocando o fortalecimento do sistema imunológico, favorecendo multifatores em nossa saúde.

A respiração consciente é adotada em terapias para controle de fobias, em exercícios como Pilates e Yoga, para melhor aproveitamento físico e relaxamento muscular e é base nas práticas meditativas. Uma pesquisa providenciada pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, aponta que a eficiência do cérebro aumenta com a prática.

Para quem associa exclusivamente a meditação à algumas religiões orientais, cabe esclarecer que a pratica de concentração é um relaxamento para estabilizar pensamentos e emoções.

O Mindfulness é uma versão da meditação no Ocidente, que apesar de popularizado, ainda é resistido pelos que não compreendem o propósito central do exercício e seus benefícios. Trata-se de um "treinamento" - para lapidar a gestão do equilíbrio, desligar o "piloto automático" e ajustar os reflexos que causam a nossa ansiedade. Acalmar a mente garante mais clareza na tomada de decisões, direciona ao bem estar, ampliando o foco nas atividades diárias.

A nossa mente produz em média mais de 6 mil pensamentos por dia, segundo uma pesquisa de 2019 providenciada por especialistas de Psicologia da Universidade Queens, no Canadá. Cessar a mente, trazer silencio e percepção do agora, permite valorizar o que você precisa no hoje, sem antecipar desnecessariamente angustias, que inevitavelmente abalam a sua psique.

Se permita à uma meditação ao acordar, ainda que por 10 minutos, e realize uma respiração consciente, percebendo o próprio corpo e o ambiente, observando a mente e os pensamentos que passam por ela. Com o tempo, o hábito permitirá que seu dia seja vivenciado com mais leveza, e com a serenidade necessária para resolver os desafios, que fazem parte da sua rotina.

Meditação é autocuidado e autoconhecimento. Desacelere e dedique este tempo à sua saúde psicológica e biológica. Descubra o valor desta pausa.

www.saudenofluxo.com.br