Jamais perca o sentido
Evite pressões. Isso vale para tudo na vida. O Glaucoma compromete a visão e provoca a perda progressiva deste sentido tão relevante, tendo como principal fator de risco a pressão intraocular elevada. Maio verde - ressalta a campanha nacional de prevenção desta doença, alertando ser a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo. Embarque nessa influencia positiva, conscientize-se, previna e conheça mais sobre saúde ocular. Expanda seu olhar e consciência.
A visão é um de nossos principais sentidos, é o canal que ao mesmo tempo capta e expõe a leitura de nossas percepções cerebrais. Nosso olhar é fundamental para receber estímulos, para guiar nossas ações. E mesmo com toda essa relevância, por vezes, a saúde ocular não recebe o foco apropriado, e iniciativas de cuidado e prevenção deste órgão se distanciam do hábito.
As doenças oculares geralmente são silenciosas, o que exige que tenhamos iniciativas de precaução, para que ocorra o adequado monitoramento da saúde do sistema visual, que deve contar sempre com o apoio de um especialista. Hoje, dia 26 de maio, é dia da campanha nacional de prevenção do glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. É momento para tornar ainda mais público o conhecimento da doença, suas causas e implicações.
O glaucoma provoca o estreitamento do campo visual, e geralmente acomete pessoas acima de 40 anos. Esta patologia é provocada pela elevação da pressão ocular, que previamente diagnosticada e com o tratamento adequado, pode ser estabilizada e interrompida. Pessoas com histórico familiar, portadoras de diabetes ou com diagnóstico de hipertensão, devem dedicar atenção especial às idas anuais ao oftalmologista, pela predisposição e fator de risco aumentado. Existe ainda o glaucoma congênito, detectado no nascimento.
No glaucoma, a pressão intraocular danifica de forma irreversível o nervo óptico, o que pode provocar a cegueira. Sintomas aparentes, geralmente se manifestam já em quadros avançados, a perda da qualidade da visão geralmente ocorre quando há mais de 50% de dano ao nervo ocular, quando também podem surgir dores. Os tratamentos podem envolver medicamentos (colírios), terapias a laser ou intervenção cirúrgica.
No início deste mês, foi publicada uma pesquisa providenciada pelo Datafolha, revelando que mais de 50% dos brasileiros entrevistados desconhecem o glaucoma e seus riscos, dado que expõe o quanto é necessário perseguir o propósito de educar para a saúde. Faz parte da manutenção da vida obter a orientação correta de prevenção, da mesma forma que é indispensável o acesso adequado ao sistema de saúde.
A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira estima que até 2040, haja mais de 118 milhões de pessoas com diagnóstico de glaucoma em todo o mundo. Dados tão alarmantes podem reger a necessidade de consolidar cada vez mais a expansão de conhecimentos gerais em saúde e prevenção. Que informações tão relevantes sejam atrativas para todos. Que sejam alerta, alarme, e convite para uma oportunidade de gerir a própria saúde através de hábitos bem sucedidos e conhecimento, minizando estas previsões de tantos casos futuros.
Por fim, eu desejo que seu olhar esteja convencido. Permita que essa informação digital, se torne útil, vital. Seja a melhor fase das suas escolhas, viva a melhor etapar da sua saúde.
Fontes: OMS / SBG / UOL