Hobby é Saúde que Satisfaz

25/07/2024

Que hobby eleva seu bem-estar? Não me refiro à distrações que anestesiam. Mas aquelas experiências que despertam sua presença. Qual atividade te realiza? O que destrava aquela sensação de sentir-se ainda mais vivo? Aquela que te tira do tempo.... E que faz você existir numa profunda identificação com o que realiza? Há quem se expresse no esporte, ou no voluntariado. Há quem se realize na música, na meditação ou nas tantas outras expressões de arte. Existem muitos feitos que elevam a condição humana. Que nos aproximam de um estado de plenitude. A verdadeira saúde corresponde à nobreza dessa condição. Dessa sensação compensatória. Dessa liberdade. Hoje é dia do escritor. Sinto-me empossada desse exercício, esse é o meu hobby. Minha principal forma de auto expressão. Meu convite é que você também resgate a sua motivação interior. A que eleja o seu capital humano (a partir do que te move, e não do lucro). Pela melhor saúde. Nosso artigo da semana propõe a conexão entre saúde, consciência e comunicação, pela sua realização interior. Pelo seu bem estar e estado de felicidade. Boa leitura.

À medida em que a longevidade se apresenta, a sabedoria nos convida. Os anos acomodam a pressa, equilibram a presença e induzem ampliação da nossa consciência. Nesse lugar, nos reconhecemos e honramos nossos valores, e sonhos verdadeiros.

Assim, a cada ano, fui desafiada pelo tempo a acomodar na rotina, experiências correspondentes ao que ressoa com o coração. Fui intimada a aceitar a escrita na minha história, oficialmente. A honrar esse presente, que me faz tão bem. Pela escrita, encontrei a saúde como estado essencial da minha natureza. Me reencontrei nesse lugar. Nesse hobby.

Eleger uma atividade que viabiliza estados de deleite, é recomendado clinicamente. É uma iniciativa de autocuidado e saúde, que auxilia no autodesenvolvimento, e na prevenção ao estresse. É meio para atenuar desafios da rotina contemporânea, estimula sensações positivas e auto realização.

A expectativa de vida em 2050 será de 78 anos, segundo a OMS. Ao lado dessa projeção, a estatística aponta a ansiedade como uma pandemia mundial. O estresse e a depressão colocam o Brasil no topo do ranking global. Talvez, o hobby auxilie nesse panorama, guiando a nossa longevidade para uma versão com mais leveza.

A escrita fundamentou a minha vida, desde que me lembro. Tudo começou nos diários, e na composição de poemas, aos 7 anos. Durante a vida, ela me resgatou da ansiedade, muitas vezes. Validou pensamentos, traduziu emoções. Expressou memórias, intenções e comunicou meus ideais. Deu forma aos sonhos, guiou planos, auxiliou e construiu relações.

Foi a minha formação. Hoje também é profissão e identidade. Trouxe-me criatividade, e paz. Decidi reconhecê-la verdadeiramente, como hobby e estilo de vida. E você?

  • Engavetou algum sonho ou atividade por conta de cobranças da vida?
  • Abandonou algo que te realiza e satisfaz?
  • O que alarga teu sorriso sem esforço?

Faça sua pausa. Sua reflexão. Entre o nascer, crescer, produzir, reproduzir, adoecer e falecer, podemos favorecer, existir, e transcender. Faça o seu plano pessoal, para desembalar as vontades que somente você conhece, aquele hobby que talvez tenha sido desmerecido, adormecido. Esse é o aconselhamento de uma escritora que já amorteceu a arte, prorrogou sua vontade, por que o mundo exigia demais. Mas, agora dou espaço a esse sentido, que me ilumina. Que me satisfaz. Você também pode.

Encontre o que te move, encontre o que enriquece os teus sentidos e traz paz.

wwwe.saudenofluxo.com.br