Fitoterapia e Poderes Naturais

23/10/2023

A natureza não é só aquela floresta bonita que gostamos de visitar. Pisar na grama, respirar seu oxigênio, contemplar sua exuberância, são só as primeiras etapas de seus benefícios. Natureza é saúde, e nela reside conhecimentos ainda não descobertos. Existe cura, e sustentação da vida. O poder das plantas é explorado desde nossa ancestralidade, é um dos saberes em medicinas tradicionais. E a natureza revela em diferentes vertentes, caminhos de PREVENÇÃO E CURA. Mas, imersos na industrialização, será que entendemos verdadeiramente sua conexão com a boa saúde? Estamos conectados a iniciativas de preservação? Investigamos e exploramos de forma consciente essa natureza? No artigo de hoje, o olhar se direciona para a fitoterapia, que consiste no o estudo de plantas com objetivo medicinal. Convido você para desvendar um pouco mais desse conhecimento, e refletir comigo sobre o nosso comportamento diante da biodiversidade. 

Ter saúde. 

Temos a nosso serviço, a ciência, a tradição e a tecnologia... E além de todo esse aparato, temos o essencial: a natureza. Ela foi utilizada desde o princípio, em favorecimento da saúde, ao longo da evolução da humanidade.

Hoje, no tema central, a sugestão é refletirmos como a natureza é representativa nos caminhos de PREVENÇÃO E CURA. Você sabia que a fitoterapia, é uma das práticas na medicina integrativa que estuda o poder das plantas, com objetivo medicinal?

É relevante mencionar que a medicina integrativa é uma linha que pretende, de forma coordenada, aliar as abordagens convencionais - medicina moderna - com práticas das medicinas antigas. Esta união amplia as oportunidades de cuidado e bem estar dos pacientes, métodos reconhecidos pela OMS e pelo Ministério da Saúde, que inclusive promove investimentos em pesquisas neste campo.

Vamos então desvendar os temas natureza e plantas, nesse contexto de saúde? (Mas antes, proponho a observância desse pensamento):

- Nosso país possui a maior biodiversidade do mundo. Na contrapartida dessa oportunidade, nos deparamos com a destruição das nossas matas, o que significa também a destruição de muitas fontes de conhecimento. Preservar as matas não é somente necessário para reduzir danos do aquecimento global. Mas principalmente, para preservar nossa própria vida e acessar fontes de CURA e SAÚDE.

Será que nos damos verdadeiramente conta disso? Tudo está conectado. E respeitar essa natureza é uma iniciativa literal para a nossa sobrevivência. 

A saber, no Brasil, segundo o IBGE, existem mais de 46.000 espécies conhecidas de vegetais. E um estudo providenciado pelo Jardim Botânico do RJ, nomeado Flora Brasil, aponta que 25 mil espécies só existem aqui, no nosso país. É muita RIQUEZA.

Cabe salientar que além do possível uso de plantas para consumo direto, elas são matéria prima para os medicamentos fármacos, a partir da produção de suas substâncias bioativas. Muitas destas, são utilizadas pela tradição de culturas antigas ou populares.

E no caso da fitoterapia, os produtos são feitos a partir de plantas medicinais, que passam por validação e comprovação científica. Ou seja, fitoterapia tem eficácia comprovada, através de investigação tecnológica, extrapolando costumes populares ou crenças.

Ela se diferencia, por exemplo, do tratamento da homeopatia. Este, já não se limita a uma composição exclusivamente vegetal, incluindo em sua composição outros adereços. Mas ambas, a fitoterapia e a homeopatia, são terapias integrativas chanceladas pelo Ministério da Saúde.

Que possamos usar e "abusar" todas as vias que a natureza nos oferece em favor da nossa saúde. 

A fitoterapia é mais uma vertente, que nos conecta a benefícios tão essenciais. O que carecemos ainda, é creditar a matéria prima, seu valor imensurável. Só assim, será possível consolidar uma correta compreensão sobre preservação.

É inevitável dissociar a nossa saúde com a saúde do meio. Porque a sustentabilidade do meio ambiente é a nossa. Destruir uma é destruir a outra. Tudo o que é vivo depende dessa equidade ambiental e isso dependerá do alcance das nossas consciências.

Pela saude e pela vida, que possamos servir a mata, para que a mata nos sirva.

Eu sou Bia Novaes e minha missao e cumunicar a @saudenofluxo.

www.saudenofluxo.com.br