Enfermagem e arte de cuidar
"Quem ama, cuida." O amor, deve residir na atuação de todas as profissões. A potencialização de dons está diretamente associada à maneira como acolhemos a execução do próprio trabalho. Quando o desenvolvimento da carreira é imbuído em garantir o bem estar e a preservação da vida de outras pessoas, não há como abrir mão da empatia, da gentileza, do aprimoramento, e desse amor ao que se faz. Esta semana, chega a vez de evidenciar mundialmente a enfermagem, carreira admirável, que deve ser abrilhantada neste calendário e no dia a dia, nos corredores de hospitais, nos plantões, e em todos os ambientes onde sua presença for requerida. E com o devido e merecido valor, um caloroso reconhecimento à estes profissionais pela escolha de conceder seus dias em favor do cuidado e recuperação de outras vidas.
Esta semana, chega a vez de evidenciar mundialmente a enfermagem, carreira que deve ser abrilhantada neste calendário e no dia a dia, nos corredores de hospitais, nos plantões, e em todos os ambientes onde sua presença for requerida. Com o devido e merecido valor, um caloroso reconhecimento à estes profissionais pela escolha de conceder seus dias em favor do cuidado e recuperação de outras vidas.
A enfermagem é ofício relevante da atenção primária. Os profissionais da enfermagem são os que recepcionam e garantem os atendimentos iniciais e de sustentação na jornada do paciente, transpondo barreiras de acesso à linha de cuidado, sejam em campanhas de assistência à saúde, em ambientes hospitalares, home care ou comunidades, apoiando a segurança da saúde e do tratamento, nas situações mais vulneráveis.
São os que se posicionam na linha de frente, são os que mais estão expostos ao enfrentamento de grandes guerras ou pandemias, como vivenciamos recentemente. Aconselham, acolhem, preservam vidas. Diretamente cuidam e monitoram a evolução dos pacientes. É quem remedia e recepta adversidades clínicas, agindo com prontidão para auxiliar na estabilização da enfermidade.
Na próxima quinta-feira, é comemorado mundialmente a profissão. Dia12 foi escolhido por ser data de nascimento de Florence Nightingale. Em seu pioneirismo, a britânica é reconhecida pelo tratamento de feridos na Guerra da Criméia, considerada fundadora da enfermagem moderna, por ter criado uma escola em Londres para ensinar a profissão, essencial na estratégia e na dinâmica dos serviços de assistência à saúde.
Apesar da categoria ter conquistado relevância por conta da epidemia COVID-19, é necessário vigiar a consolidação estratégica da enfermagem. Valorizar a atuação profissional com ajustes de direitos, e estabelecer medidas que reconfigurem todas as fragilidades desta carreira, para que assim tenhamos profissionais consolidados para a execução prática.
Conforme dados da OMS no levantamento realizado em 2020, 89% dos profissionais de enfermagem são mulheres. Na região das Américas, entre todas as profissões de saúde, a enfermagem é o maior grupo ocupacional no setor, representado por 56%. Dentre os maiores desafios para fortalecimento da profissão, são elegidas as condições de trabalho da categoria, além da necessidade de aprimorar a formação e a educação continuada, de forma a garantir qualidade e o desenvolvimento da atividade.
É fundamental fortalecer tais aptidões, nesta especialização imprescindível do sistema de saúde. A educação sempre guiará os melhores resultados, em todas as esferas, e aqui mais uma vez estabelece seu grau de impacto.
No Brasil, são aproximadamente 560 mil profissionais da categoria, e por aqui, regulações e condições de trabalho se aproximam aos de países africanos, segundo a OMS. É valioso que tenhamos mudanças a largos passos.
Além da substancial atuação, a enfermagem é um canal de desenvolvimento e voz para a propagação de medidas de bem estar, para a melhoria da qualidade de vida do paciente. Seu engajamento nesta contribuição, também pode mudar os comandos, de remediação para prevenção. São aliados essenciais na expansão da saúde, aproximando o resultado do tratamento à decisiva satisfação com a melhor disposição física e mental do indivíduo. Sempre pela saúde.