Elo entre emoção e saúde
O corpo grita quando o coração cala. Reprimir emoções provoca vulnerabilidades no corpo. O sofrimento mental e todas as reações de estresse podem enfraquecer nossa imunidade. Sentimentos negativos, desmedidos, são os primeiros sinais para buscar ajuda, evitando pane geral. Impedir que angústias virem sintomas físicos é primordial para evitar que causas da mente provoquem consequências em outras partes do corpo. A manifestação de doenças se relaciona com o sentir. Positivar sensações também eleva a imunidade. É científico. Alimentar o bem-estar dia a dia ajuda na manutenção da saúde integrada. Melhora a qualidade da própria vida. Na saúde, ou na doença, escolha o casamento com as melhores emoções. Leia o artigo.
Quando nos sentimos ansiosos, estressados ou amargurados, a homeostase do nosso corpo se compromete, a produção de hormônios se desregula e a comunicação mente-corpo se estabelece de maneira disfuncional, comprometendo nossas funções imunológicas. Por isso, preservar a saúde física também significa adotar emoções e hábitos cerebrais mais saudáveis.
Desenvolver habilidades emocionais auxilia nossas células se comportarem de forma equilibrada. Se a saúde mental está em dia, ela também regerá reações positivas no organismo, seja para mantê-lo saudável (dependendo de seu estilo de vida e demais escolhas), ou ainda, para responder positiva e rapidamente à manifestação de enfermidades.
Basta fazer uma retrospectiva aos seus momentos particulares de maior tensão durante a vida, ou de um período passado, onde tenha ocorrido grande ímpeto emocional. Como seu organismo se comportou? Não é incomum que o corpo reaja com dores locais, e que toda aquela pressão mental e emocional se manifeste em algum outro órgão. E caso esta tensão seja constante e retraída, um sentimento pode se transformar numa internação.
Decidir virar essa chave, pesquisar e estudar sobre essa associação, e escolher uma nova forma de sentir, pode te conduzir para uma trajetória consciente: a de administrar as próprias emoções e fortalecer a imunidade.
Diagnósticos de colite nervosa, ou síndrome do intestino irritável, uma patologia causada por condições psicológicas - como estresse e ansiedade - deixa o intestino mais sensível, favorecendo a ocorrência de lesões no órgão. Já dentre as causas da enxaqueca, a ansiedade e estresse novamente configuram o cenário de causas precedentes. Estes são apenas alguns dos diversos exemplos expostos pela medicina associando nosso estado mental a demais doenças secundárias.
Não se cobrar tanto, deixar de supervalorizar a opinião alheia, equilibrar a vida pessoal e profissional, limitar o bombardeio de más notícias, expor adequadamente os sentimentos, e despertar para o lado positivo que a vida revela, deixará os dias mais leves, mais fluidos e elevará sua qualidade de vida. São permissões importantes, sejam conscientes ou não, para fortalecer a mente e a imunidade. O bem e o mal, ganhos e perdas, vitória e fracasso, sempre serão escolhas de perspectivas.
Rejuvenesça valorizando a vida, praticando a empatia (consigo mesmo e com quem cerca), isso permite a reciclagem das células. Quando decidimos pelo nosso bem-estar não eliminamos a possibilidade de um caos (seja social, econômico, profissional). Mas atenuamos o grau de interferências e isso fará diferença.
A própria vida adverte: Inteligência emocional causa relações mais saudáveis, ambientes mais saudáveis, e corpo mais saudável. A questão não é deixar de sentir. A questão é por qual caminho decidir. Decida pela cura, e pela ajuda, se necessário for. A força reside na leveza. E a saúde, na consciência. Expanda essa ideia.