Clima, Calor e Saúde Planetária

18/03/2025

Ondas de calor provocaram a suspensão de aulas. O sistema de saúde registrou aumento expressivo de atendimentos. Estresse térmico e prejuízos à saúde física, mental e emocional de crianças, adultos e idosos. Notícias do Brasil, sintomas do mundo. As mudanças climáticas e seus sinais são cada vez mais notáveis. Na rotina e no bem estar. Interferindo a qualidade de vida, a oferta e preço de alimentos, o acesso à água, e toda infraestrutura e modo de viver da humanidade. Na crônica, de hoje, vamos refletir sob a perspectiva de saúde planetária, campo transdisciplinar que estuda a dinâmica de causa e efeito das ações humanas no meio ambiente e vice-versa, e como isso abala a sustentabilidade e a saúde global. Como podemos agir agora? Como atenuar as previsões do amanhã?

Quais são os caminhos possíveis para retroceder as crises do nosso tempo?

O excesso de calor afetou de norte a sul do país. Causou desconforto físico, estresse e irritabilidade. Sensação de mal estar coletivo, mesmo aos que não buscaram assistência médica. Impactos na saúde, interferências na rotina, no consumo, no fornecimento de água, até nas prateleiras. As notícias dos últimos meses divulgaram esses e outros desafios. Desafios que afetam todos nós.

Mas, a elevação de temperaturas é um dos sintomas imediatos, em resposta ao nosso modelo de viver aqui. É o que busca esclarecer o conceito de saúde planetária, evidenciando a relação de interdependência entre todos os seres vivos e o planeta. Saúde Planetária é um paradigma de comoção internacional que pretende a colaboração de toda sociedade para que reveja suas ações com objetivo de atenuar as condições climáticas, ambientais e para que as condições humanitárias sejam revistas.

Cada detalhe do nosso estilo de vida afeta não somente a nossa saúde pessoal. Contribui para uma dinâmica interativa. É nessa correspondência, que modelamos o comportamento de atividades no planeta, numa dança de causas e efeitos.

Hoje estamos frente a frente a desafios grandiosos. Estamos na fronteira entre o presente, o que é urgente e o nosso futuro possível. Sempre temos uma escolha. E precisamos honrar essa oportunidade de mudar a consciência. 

O que podemos aprender e reaprender? Como decidimos agir e reagir agora?

"Uma sincera disponibilidade". Essa medida pode causar uma verdadeira transformação. Pode guiar uma nova forma de estabelecer as relações. Entre os seres da nossa espécie. Na interação com tas demais. Respeitando toda natureza. 

Essa fórmula desafia a modernidade. Pois depende de um resgate ancestral. Depende de resiliência e da ação esperançosa e responsável. De um engajamento, primeiramente, individual, para que então sintonizemos esse ideal ao coletivo, em cada cantinho do planeta.

Mas, é perfeitamente possível. Porque depende de nós. Depende do que acontece dentro de cada lar. Do que consumimos e representamos, de como pensamos, e nos relacionamos. Como tratamos a natureza. Representa o nosso comportamento como pessoa e sociedade.

Conheça mais sobre o conceito de Saúde Planetária. Se entusiasme pelo planeta, pela longevidade, pela saúde, e pelo fluxo. Que possamos sentir o pulsar da vida, cuidar de nós mesmos, uns dos outros e do coração do mundo. 

Com um pouco mais de ação e amor. 

Fontes: Reportagem - Sem Clima, sem comida 12-03-2025 Como a crise climática afeta a educação 25-02-2025 Falta de Agua no Rio de Janeiro 19-02-2025 Conheça Saude Planetaria