Banho de Floresta e de Vida
Você conhece o Banho de Floresta? É uma prática também chamada de Shinrin Yoku, nascida na década de 80, promovida pelo Dr. Qing Li, médico japonês, PHD, e Presidente da Entidade Japonesa em Medicina da Floresta. Muitas publicações reconhecem os benefícios da interação entre o homem e a natureza. E desde 2021, a FIOCRUZ, realiza um projeto de cooperação técnica para disseminar o Banho de Floresta aqui no Brasil. Praticar o contato com a natureza é uma iniciativa terapêutica, que promove bem-estar e restaura a nossa situação de saúde. A natureza produz substâncias químicas, aromáticas e moleculares, liberadas no ar, que ao entrar em contato com o nosso organismo, melhoram nossa imunidade, regulam nossa frequência cardíaca, reduzem o estresse e a ansiedade. Fazem o nosso corpo funcionar melhor. Então, leia esse artigo e também abrace a próxima árvore que encontrar! Ela te corresponderá, com sombra, mas sem dúvidas.#natureza #saude #bemestar
Edoeceu? Ou então, entristeceu? Que tal "ir pro mato?"
A Natureza, é viva, e gentil.
Esse organismo vegetal proporciona um efeito extraordinário em nosso corpo e em nossa mente. Quimicamente, ocorre uma "dança" dos hormônios. Nosso corpo se reorganiza, quando esses dois universos se conectam (nós e natureza).
Uma caminhada dentro da mata, tem efeito curativo e preventivo. Percebe-se uma melhora substancial em nossos padrões fisiológicos, além de favorecer as nossas condições - psicológicas e emocionais.
Sofremos, por estarmos desconectados de tudo: do outro, da natureza e de nós mesmos. Estamos demasiadamente expostos à urbanização. E ao que é, artificial. Superficial. Material.
Nossa espécie evoluiu em meio à natureza. E nosso recente distanciamento desse ambiente - pós Revolução Industrial - contribuiu para o desenvolvimento de novos hábitos e com isso, novas doenças. Também das crises existenciais, mentais, da expansão dos quadros de ansiedade e depressão.
Quando nos reencontramos com a natureza, permitindo essa verdadeira conexão, nossos níveis de estresse naturalmente reduzem, e nosso sistema imunológico se recompõe. Nosso organismo, relaxa.
Esses efeitos comprovam o resultado medicinal da floresta, pesquisado no Japão desde a década de 80. Há dois anos, a FIOCRUZ se engajou para fortalecer esse estudo, e promover essa prática integrativa, aqui no Brasil.
Mas como promover um BANHO DE FLORESTA?
Essa é uma técnica que sugere absorver toda a atmosfera natural ofertada pela mata. É recomendado dedicar semanalmente pelo menos 1 hora, se desconectando de um ambiente mais urbano para mergulhar nesse passeio florestal. Se não for possível acessar a mata, comece experimentando essa conexão em espaços mais próximos que sejam arborizados, como parques que disponham de uma configuração mais natural.
Então, apenas respire! - poderiamos dizer.
Respirar profundamente em um ambiente, com o ar mais puro, já garante muitos benefícios. Mas o ideal é ativar todos os nossos sentidos. Isso restaura de forma mais completa a nossa saúde.
Com a audição, pelos sons (do silêncio ao barulho) da mata, das águas, do vento balançando as folhas, do canto dos pássaros, do estalar das folhas secas. Com o olfato, ao inalarmos o cheiro da terra, respirando profundamente ar puro, o aroma das flores, da chuva e outros tantos particulares. Pela visão, na observação da beleza desse verde e da reunião de todas as cores e flores, do seu movimento e sua estrutura tão repleta de sincronia. Através do paladar, da ingestão da água sem componentes, do fruto e da folha sem agrotóxicos, e até da flor adequada ao consumo. Pelo tato, no toque do pé na terra, do vento gelado no rosto por conta da umidade da mata, pelas texturas de troncos e folhas tão distintas.
Se escolhermos ativar esses cinco movimentos com atenção plena e com presença, nosso corpo corresponde de forma potencial. Elevamos a qualidade da nossa vida e manifestamos um estado de bem-estar, deixando a nossa saúde mais resistente.
Então, se você deseja construir um estilo de vida mais saudável e mais sustentável, dedique parte do seu tempo para esse ritual.
E porque não, abraçar uma árvore? Desde que a intenção seja melhorar seu humor, seu amor por si mesmo e pela própria natureza, tudo bem!
É possível experimentar trocas de gentilezas magníficas com o meio ambiente. Pela saúde dele e da sua também.
Por fim, deixo uma dica bem bacana: o GPS da Natureza.
Através do site https://criancaenatureza.org.br/pt/ é possível realizar uma busca por CEP, para localizar praças, parques, praias ou unidades de conservação. Essa ferramenta indicará os espaços mais próximos à você.
Esse pograma é uma linda iniciativa, que defende o fortalecimento do vínculo da criança com o meio ambiente. Utilize o link para planejar futuros passeios - com filhos, com toda a família, e também sozinho! O importante é estarem acompanhados da natureza!
Banho de Floresta traz felicidade e coloca sua @saudenofluxo