Autognose: A Chave Mestra

19/08/2022

O que é ser especialista da própria vida? O autoconhecimento é a chave mestra para melhoria da qualidade da vida profissional, social, emocional, mental e física. Então, se as melhorias dependem principalmente da autognose, o que nos restringe? Provocar este pensamento analítico é necessário. Nossa saúde também depende deste ponto de vista. É importante que tenhamos um determinado "egoísmo" quando nos referirmos à bem estar. Expanda essa consciência. 

Por que não agimos? Porque estamos desconectados. São tantos estímulos que propositalmente nos distanciam de nós mesmos, que vivemos distraídos. E essa distração é cada vez mais precoce. Esta semana, o Comitê Gestor de Internet no Brasil (GGI.br) divulgou uma pesquisa, revelando que 93% de crianças e adolescentes do país entre 9 e 17 anos, são usuárias de internet,(cerca de 22,3 milhões de juvenis conectados).

Gerar autonomia consciente é cada vez mais desafiador. Se não estamos despertos, influências externas decidirão nossos costumes e escolhas, guiando nosso modelo de vida.

Vivo um desafio diário dentro da minha própria casa. Guiar a educação do meu filho adolescente, para que ele não solte o fio de sua identidade ao mergulhar nas demandas modernas e tecnológicas, requer incessante diálogo, orientação e paciência. Esta imersão digital, se não vigiada, chega a sequestrá-lo, atrasando a aplicação de cuidados essenciais de saúde. Excessos por vezes comprometem a qualidade do sono e das refeições, por exemplo. Se para nós adultos é sedutor mergulhar no universo digital, que inconscientemente nos aprisiona! É a tal dinâmica do metaverso.

Consolidar um pensamento analítico com maior frequência, é necessário. Nossa saúde também depende do nosso ponto de vista. Estimular uma consciência reflexiva nos liberta de imposições ou sugestões que favoreçam exclusivamente interesses alheios às nossas genuínas necessidades e anseios.. Quem deve avaliar a melhor alimentação, as melhores práticas físicas, as melhores maneiras de gerar leveza na guiança emocional e mental, somos nós mesmos. Mas para isso, é preciso estar preparado.

As escolhas mais adequadas são possíveis quando há entendimento. Quando nasce o interesse por conteúdos que enriqueçam seu poder de decisão. Selecionar o que se consome, é uma regra básica e determinante para melhorar a vida em todas as áreas.

E quando me refiro à consumo, são todos eles: da mente, do corpo, do espirito, do coração. Jogue um fitro não somente na foto do feed. Jogue um filtro no que consome você. Permita leveza e vitalidade a todos os seus sentidos.

Você se lembra da última mudança de vida que desafiou a sua zona de conforto? E esta situação modificou algumas de suas crenças e comportamentos?

Conquistar um melhor estado de saúde também requer transformação. Comece por um plano organizado, que guie suas decisões. Quando o interesse em promover a melhora da própria saúde desponta, metamorfoses comportamentais acontecem. Mas mudanças de hábitos não ocorrem da noite para o dia. Roteirizar as atitudes, facilitará este caminho.

O processo de autocuidado é uma trajetória de autodescoberta, de permissão. Renove seus conceitos de bem estar planejando seu dia e buscando informações que apoiem e estimulem os pequenos passos na direção de uma vida frequentemente saudável.

Utilize sua chave mestra por uma forte longevidade.

www.saudenofluxo.com.br