Amor que vale a pena

07/07/2022

Relação de amor ou dependência? Amor por chocolate não é exagero. É o que dizem os apaixonados pelas sensações de bem-estar que ele promove em nosso corpo. E há quem não abra mão de seu consumo. E sim, ele pode auxiliar positivamente na qualidade da nossa saúde. Mas como você conduz sua preferência pelo alimento? Como você o ingere? Os tipos corretos? Em dose equilibrada? Hoje é dia internacional do chocolate! E para associar suas vantagens competitivas à nossa melhor saúde, vamos abordar no artigo de hoje, a forma recomendada para explorar todo o potencial que ele pode proporcionar ao nosso organismo. Descubra os benefícios deste fruto, reconhecido como alimento dos Deuses. Com moderação, ele pode compor de formar nutritiva sua dieta. Delicie-se nesta oportunidade!

O cacau em antigas culturas, já foi nomeado como alimento dos Deuses, seu consumo já foi restrito a categorias sociais e já funcionou como moeda de troca. Mas a valorização deste alimento não se restringe a séculos antigos. Ela se mantém quando avaliamos a sua composição, e a atuação positiva garantida ao corpo. Não é exagero afirmar as sensações de saciedade, contentamento e conforto ocasionadas pelo consumo do chocolate. Mas o que provoca esse bem-estar?

O chocolate possui pelo menos sete substancias psicoativas benéficas ao cérebro, proporcionando sensação de prazer, melhorando o humor, a motivação, a sensação de alerta e o desempenho mental. São diversos compostos bioativos do cacau que beneficiam a estrutura do nosso corpo. Através dos efeitos antioxidantes, o consumo equilibrado pode diminuir o estado de inflamação crônica, melhorar a vasodilatação e a circulação sanguínea, além de proteger a função cardíaca. E não para por aí: fortalece a imunidade e diminui o fator de crescimento de células cancerígenas.

Este combo de privilégios fica acessível quando o chocolate possui mais cacau, e menos açúcar e leite, sendo recomendado a partir do fator 80%. Treinar o paladar para sentir o prazer de consumir o chocolate com maior percentual de cacau, garantirá explorar sua melhor versão.

Se o consumo for excessivo, e fora destes padrões de concentração do fruto, o efeito reverso tomará vez, ocasionando malefícios à saúde por conta da concentração de açúcares e gorduras. O consumo diário adequado é recomendado pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS), que se refere a 50 gramas por dia. Gostou da notícia? O chocolate é funcional!

O segredo é acomodar da melhor forma a ingestão inteligente deste e demais alimentos, na rotina, estudando a sua composição e a forma adequada de consumo. Alimentação saudável pode ser saborosa. O chocolate nos deu a prova.

Fontes: OMS / Canal Dr. Samuel Dalle laste

www.saudenofluxo.com.br