Aceite esse Test Drive

19/04/2022

Você está no controle sempre que toma decisões, consciente. São elas que modelam o estilo de vida definem as doenças ou a inexistência delas. Calibrar a pressão na vida, reflete escolher a pressão na saúde. No dia 26 deste mês, a campanha de prevenção destina-se ao alerta da hipertensão, estreitamente associada aos hábitos que escolhemos viver. Adotar as melhores seleções pessoais, eleger o bem estar fazendo dele uma prioridade de vida, vigiando o estado mental, mantendo o corpo em movimento, e lembrando da autorresponsabilidade de tudo o que se consome, são boas iniciativas em favor da qualidade da saúde. Que tal aceitar este test drive?

Seu carro não perdeu nenhuma revisão. Para assegurar que está tudo em ordem e que não haverá prejuízo na garantia do seu auto, a programação da oficina está ok. Mas você tem monitorado sua saúde? Quando realizou seu último check up preventivo?

A escolha do combustível é cuidadosa. Se possível, aditivada para garantir melhor performance e maior vida útil ao veículo, combustível suspeito, nem pensar. E como estão suas preferências alimentares? Você busca zelar pela escolha dos melhores combustíveis para o próprio corpo? Suas refeições são balanceadas e saudáveis?

Você lustra seu carro. Procura preservar a lataria e mantê-la em bom estado de conservação. E seu bem estar pessoal? Você tem promovido ações de autocuidado, sentindo-se bem com você mesmo? Como anda o polimento da sua mente e de seu corpo?

E agora? Seu veículo colidiu. Perda total. A alternativa é trocar o auto. Seria um transtorno sua rotina sem ele, certo? E quanto a própria vida? Não espere uma pane na saúde para pensar a respeito. 

Aja agora.

Uma publicação da ONU no segundo semestre do ano passado, revelou que mais de 700 milhões de hipertensos estão sem tratamento no mundo, segundo apuração da OMS. Os últimos dados apurados (2019), apontam que são mais de 1,28 bilhão de adultos com hipertensão no mundo. No Brasil, são mais de 35%.

Não nascemos com pressão alta. Construímos hábitos que desencadeiam o surgimento de uma patologia sem cura, apesar de facilmente detectável. Embora haja tendências hereditárias, a decisão de ''acionar o dispositivo" é individual. Hábitos contribuintes para a obesidade, estresse e sedentarismo, uso de tabaco, álcool ou sódio em excesso, podem promover e acelerar o desenvolvimento da doença.

Trata-se de uma enfermidade silenciosa, assintomática, que apresenta sintomas somente se ocorrer um aumento súbito da pressão, como mal estar, dores de cabeça, desmaios, palpitações, enjoos. É uma condição clínica que pode se tornar crônica, e deve ser investigada na fase inicial evitando sequelas e maiores complicações. Ela ocorre quando a pressão sofre uma elevação anormal, medida constante acima de 140 por 90 mmHg.

Quando o diagnóstico é confirmado, o paciente deve ser monitorado constantemente, uma vez que a pressão arterial elevada com frequência, aumenta o risco de enfermidades cardíacas, cerebrais e renais, além de ser uma das principais causas de morte no mundo.

Existem cuidados e farmacológicos para manutenção, como programas de atividades físicas regulares e correção do regime alimentar. A dieta, nomeada Dash, é uma linha de tratamento com padrão equilibrado, desenvolvido por cientistas norte-americanos nos anos 90. A aplicação apresentou resultados positivos, com redução de até 30% nos índices de pressão. A dieta consiste na ingestão de frutas e vegetais, elevado consumo de cálcio (leite e derivados), além de um consumo reduzido de gordura saturada.

Aceite o test drive para conhecer melhor a mecânica do próprio corpo, mantê-la em bom funcionamento, e alargar a sua vida útil. Cuidar das escolhas a cada momento, de todos os dias, transcendendo clichês e propagandas. Trazendo o bem estar para a vida real.

Cada vez mais depende de nós. Remediar deve ser sempre a última opção. Escolha usar as "oficinas" apenas de forma preventiva, ou inevitáveis. Cuide-se.

Fontes: ONU / Sociedade Brasileira de Patologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão

www.saudenofluxo.com.br